Que roer as unhas não faz bem à saúde todo mundo sabe. Além de colaborar para o desenvolvimento de doenças como a Hepatite A, H1N1, Esofagite Infecciosa e Gastrite, a Onicofagia – nome dado ao hábito de roer unhas – pode provocar, também, problemas nos dentes!

Apesar de ser difícil de abandonar, aqueles que têm o costume precisam adotar estratégias que colaborem para que o hábito deixe de existir. De acordo com especialistas da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, rede de clínicas odontológicas multidisciplinares, como o Dr. Alessandro Schwertner, há estudos que comprovam que crianças ou adultos que roem as unhas podem fraturar, lascar ou desgastar os dentes anteriores por conta do estresse causado pelo hábito.

Aqueles que usam aparelhos ortodônticos criam riscos ainda maiores para os próprios dentes de encurtamento das raízes, chamado de reabsorção radicular, ou até mesmo perda dental, uma vez que os aparelhos já expõem os dentes a uma pressão superior.

Segundo os profissionais, quem rói as unhas correm outros riscos relacionados à saúde bucal, como a abertura de feridas e lacerações dos tecidos gengivais, contaminação por bactérias levadas à boca e da boca à corrente sanguínea, desgaste do esmalte dos dentes causado pelo atrito com as unhas, má oclusão (quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas), sensibilidade, etc.

Outro estudo relata, ainda, que pacientes que roem as unhas, mastigam lápis ou apertam os dentes podem apresentar risco aumentado de bruxismo – problema em que a pessoa range ou aperta os dentes de maneira não intencional e que pode causar dor facial, dores de cabeça, sensibilidade dentária, retração da gengiva e perda dental.

 

Os profissionais de odontologia da ORTOPLAN oferecem algumas dicas para que as pessoas deixem o hábito de roer as unhas, como:

- Use protetor bucal: isso vai impedir o hábito e evitar mais danos aos dentes;

- Aprender a repousar a língua para cima, com os dentes afastados e os lábios cerrados;

- Use esmaltes de gosto amargo para que pouco a pouco as mãos deixem de ser levadas à boca;

- Mantenha as unhas cortadas, lixadas e esmaltadas.

 http://www.portalrosachoque.com.br/noticias/3670/voce-roi-as-unhas-habito-pode-trazer-doencas-infecciosas/