Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O esporte ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas, haja vista o número de ciclovias em São Paulo. Nesta época do ano as academias estão lotadas, os parques ganham novos corredores e as lutas se destacam , pois têm atraído  muitos praticantes devido ao gasto calórico, como o MMA que desperta a atenção dos homens e as mulheres que preferem muay thai.


Como os dentes influenciam diretamente o desempenho das pessoas em atividades físicas, a odontologia pode ajudar a  melhorar o rendimento de todos, promovendo a saúde bucal, detectando fatores prejudiciais, como posicionamento dos dentes, respiração bucal, desordens na ATM (articulação têmporo-mandibular), alterações gengivais/periodontais, cáries e etc.


O Dr. Normando Scarabotto, cirurgião dentista, expoente em Estética e Saúde Bucal, explica que problemas bucais  prejudicam  a respiração, uma vez que os dentes foram projetados para se encaixarem perfeitamente, como em uma engrenagem, mas quando isso não acontece toda a musculatura da região da cabeça e pescoço fica desequilibrada. “Quando as pessoas se exercitam é normal apertar com força os dentes, aumentando muito o esforço da estrutura dental”.


A respiração bucal compromete o rendimento das atividades físicas. Estudos na área Odontológica mostram que o atleta respirador bucal apresenta um rendimento 20% menor do que os que respiram pelo nariz. O Dr. Normando Scarabotto diz que a posição da língua define tudo, como consequência a mandíbula sofre, reduzindo a capacidade respiratória.


As cáries e gengivites também causam desconforto e influenciam o bem-estar de quem está se exercitando. O dentista diz que no caso das doenças periodentais, como a gengivite, oferece um grande risco de contaminação do músculo cardíaco, causando uma grave infecção chamada de endocardite bacteriana.


Cuidados que se deve ter com a saúde bucal:


§  Reservar 5 minutos (cronometrados) por dia para a escovação e fio dental, pois uma boa escovação depende de tempo. Com isso, o risco de infecções pode cair perto de zero.


§  Eliminar os hábitos de roer as unhas, morder tampas de canetas e os lábios ou qualquer hábito deste tipo. Pois, esses fatores podem gerar uma desordem na articulação da mandíbula e com isso muita dor.


§  Observar se está rangendo os dentes durante à noite, para isso peça para alguém próximo de você verificar.


§  Usar sempre o protetor bucal para os esportes, para evitar risco de sofrer qualquer impacto na face.


§  Consultar o dentista a cada seis meses.


Quem pratica esportes geralmente está atento a saúde e ao bem-estar, mas nada melhor que ganhar ainda mais qualidade de vida cuidando dos dentes.


Fonte:  http://www.saopaulotimes.com.br/sp/odontologia-ajuda-a-melhorar-o-rendimento-nas-atividades-fisicas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=odontologia-ajuda-a-melhorar-o-rendimento-nas-atividades-fisicas