O que acha de trabalhar uma pauta sobre o tártaro? O problema é super comum e motivo de muitas dúvidas. De acordo com o Dr. Faisail Ismail, odontólogo e fundador da rede de clínicas ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, o tártaro, também chamado de cálculo dental, nada mais é do que a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. “É semelhante a uma pedrinha que gruda nos dentes e traz alguns inconvenientes à saúde bucal”, analisa. Ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro oferece à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que acarretar em problemas mais sérios, como cáries e gengivites.

 

Uma forma eficiente de evitar o tártaro é saber onde ele costuma se alojar na boca e intensificar a escovação e higienização nessa área. Não existe uma regra para o local de aparição do tártaro, mas o Dr. Faisal explica que existem duas partes da boca em que a incidência é maior: na face interna dos dentes inferiores, perto da língua, e ao lado da bochecha, nos molares superiores. “Isso acontece, porque nessas duas regiões existem esguichos de glândulas salivares. Juntando a placa bacteriana com o excesso de saliva nessas partes, o tártaro se forma com mais facilidade”, explica.

 

O odontólogo afirma que para evitar a formação de tártaro deve-se fazer a higienização bucal no mínimo três vezes por dia com escovação completa e o auxílio do fio dental e, ainda, utilizar um líquido fluoretado para bochecho. Outra dica tem relação com a alimentação diária. “Quando você mantém uma alimentação equilibrada, as chances de ter tártaro diminuem”, afirma.

 

Mesmo assim, de acordo com o profissional, é possível ter o problema. Saber se você tem tártaro é simples. O tártaro pode ser identificado visualmente, no espelho. “Você verá alguns locais nos dentes com regiões opacas e volumes irregulares. Muitas vezes, o tártaro se acumula empurrando a gengiva e causando sangramento, além de dificultar a higiene do local. O ideal é procurar um dentista para avaliar”, explica.

 

Caso o problema seja detectado, somente um profissional poderá fazer a remoção dos cálculos. O Dr. Faisal conta que a limpeza é realizada com um aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Também pode ser utilizado um jato de bicarbonato nesta profilaxia. “É um processo trabalhoso, que não deve ser realizado em casa”, conta.

 

Além disso, o odontólogo indica que as pessoas procurem seu dentista duas vezes ao ano para fazer uma limpeza (profilaxia) de placa bacteriana ou a raspagem se houver tártaro.

 

Diante de todas essas informações, o que acha de uma matéria bem voltada à prestação de serviço, com orientações às pessoas sobre o tema? Se achar válido, podemos agendar um bate-papo com o especialista para esclarecer outras dúvidas sobre o tema.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa ORTOPLAN