O aparelho dentário é muito conhecido como um dos diversos caminhos para chegar ao sorriso perfeito, mas você sabia que não existe apenas o aparelho metálico que vemos sempre? Exato, afinal, a aparência durante o tratamento preocupa muitos dos pacientes.

 

Nem todos estão dispostos a adotar o sorriso metálico para chegar ao resultado final esperado e do sorriso em ordem, mesmo que seja temporariamente, então também procuram pelo aparelho invisível, que proporciona um visual mais discreto, mas existe diferença entre esses dois tratamentos e possuem finalidades diferentes.

 

O fato é que os aparelhos não são a mesma coisa.

O aparelho invisível, também conhecido como invisalign, possui um tratamento diferente do aparelho convencional, como esses metálicos que já conhecemos, e quem deve fazer essa escolha de qual aparelho o paciente deverá utilizar para a reconstrução do sorriso é o dentista responsável.

Então vamos logo ao que interessa e responder algumas perguntas que devem estar passando pela sua cabeça.

 

Aparelho invisível: estética + conforto

Ele é muito procurado pelos paciente que não querem passar por um período de tempo com o aparelho metálico para chegar ao resultado, no entanto, nem todos podem optar por esse tratamento, afinal, ele corrige algum problemas estéticos específicos.

A aparencia dele é bastante sutil e discreta, e claro que o conforto também contribui para a escolha desse tratamento, pois ele pode ser retirado para se alimentar e durante a escovação, o que facilita tanto para comer, quanto para a higienização dos dentes.

Contudo com essas facilidades no dia a dia, é muito natural que o paciente utilize o aparelho por tempo menor do que o recomentado, por acabar esquecendo de coloca-lo, ou até mesmo, podendo perde-lo pela casa ou outros locais que precise retirar o aparelho.

 

Aparelho fixo: mais utilizado em casos mais complexos

Este aparelho é mais comum do que o invisível, mas ao contrário daquele, este trata casos mais complexos, como os sorriso mais desalinhados, que precisam de um tratamento mais efetivo para chegar ao sorriso perfeito mais rapidamente.

 

Ele tem variações que foram desenvolvidas visando o conforto e a aparência, como o aparelho autoligado, que possui design mais moderno, ou o estético, que possui aparência transparente, mas que não chega a ser tão discreto como o aparelho invisível.

 

O aparelho fixo não possui tanto conforto quanto o invisível, afinal, ele é colocado nos dentes do pociente no início e é removido apenas ao final do tratamento, que pode levar desde meses até anos, mas seu ponto positivo é justamente o que falamos sobre o resultado do aparelho invisível, já que aquele pode ter seu tratamento comprometido por descuidos do dia a dia e do paciente, o aparelho fixo não sofre com essas perdas, entregando um resultado mais efetivo, afinal, seu dentista vai estar sempre de olho.

 

Aparelho Invisível X Aparelho Comum

Nós dissemos lá em cima que quem escolhe qual o melhor aparelho para o seu sorriso é o dentista, mas você também pode escolher qual deseja, mas isso após a avaliação do seu dentista, que é quem conhece mais do que você mesmo o que vai ser excelente para a sua estética e também para deixar o seu sorriso do jeito que você sempre quis.

 

Agende já o seu horário aqui na ORTOPLAN e faça uma avaliação com nossos profissionais. Vamos sorrir juntos!