PRÓTESE DENTAL, O QUE É?Para os dentes funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se. Com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas. Por isso, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio. E uma excelente opção de conseguir isso é através da prótese dental.Próteses Metálo-CerâmicasSão próteses fixas que unem as propriedades da porcelana e do metal. A porcelana consegue reproduzir com perfeição o elemento dental perdido enquanto a estrutura metálica confere uma grande resistência à prótese, possibilitando a confecção de pônticos (prótese no espaço).

As próteses metálo-cerâmica são as mais difundidas das próteses fixas e podem ser feitas para reabilitar de 1 a 14 dentes em uma mesma arcada.Próteses Parciais Removíveis (PPR)As PPRs são indicadas, de modo geral, para casos de perda de grande número de dentes, principalmente em casos onde não há possibilidade de colocação de implantes. Este aparelho se fixa na boca através de grampos metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares).Existem também sistemas de retenção sem grampos, do tipo macho/fêmea, os "attachments".Este sistema utiliza uma técnica mais sofisticada e tem melhor aceitação entre os pacientes, pois proporciona melhor estética (não existem aqueles metais aparecendo) e estabilidade das PPRs.

Próteses Parciais Removíveis (PPR)As PPRs são indicadas, de modo geral, para casos de perda de grande número de dentes, principalmente em casos onde não há possibilidade de colocação de implantes. Este aparelho se fixa na boca através de grampos metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares).Existem também sistemas de retenção sem grampos, do tipo macho/fêmea, os "attachments".Este sistema utiliza uma técnica mais sofisticada e tem melhor aceitação entre os pacientes, pois proporciona melhor estética (não existem aqueles metais aparecendo) e estabilidade das PPRs.Coroas e Próteses Fixas "Metal Free"As próteses fixas são aparelhos que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, e sua característica principal é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo dentista. Dependendo do material utilizado, o resultado estético é excelente. Mas em casos onde existe uma grande perda óssea por doença periodontal, obter uma estética ideal fica mais difícil.São próteses fixas unitárias ou de até três elementos, semelhantes às metálo-cerâmicas.

A diferença principal é a de possuir estrutura não-metálica. São indicadas quando o grau de exigência estética é grande. Os principais materiais utilizados com este fim são o Artglass, o Sistema Empress e o Sistema Procera.Próteses TotaisSão dispositivos utilizados quando há perda de todos os dentes. Seu sistema de retenção é somente adesão sobre a gengiva e rebordo ósseo. U ma boa prótese total deve ser substituída a cada seis anos mesmo que o paciente se sinta bem com ela. Com o uso constante ocorre, sem que o paciente perceba, um desgaste dos dentes da prótese. Isto pode a longo prazo causar problemas nas articulações da mandíbula (ATM) pela diminuição da altura da mordida. Além disso, modificações no tecido ósseo e na gengiva fazem com que, com o passar do tempo, a prótese tenha uma adaptação cada vez menor.Com o advento dos implantes, novas perspectivas se abriram para a solução de casos difíceis com pouca retenção e estabilidade das próteses totais. Estão também disponíveis, hoje em dia, pigmentos especiais para confecção de próteses totais com gengivas caracterizadas, o que dão a elas uma cor mais natural de acordo com a gengiva original do paciente.

 

Link para agendamentos http://bit.ly/2I0YOKo