Quem vive na terceira idade sabe dos problemas bucais que esse período trás. Com os dentes mais sensíveis e frágeis, os cuidados com a saúde da boca devem ser redobrados, ainda mais se já tiver passado por procedimentos anteriores, como veremos ao longo do texto de hoje.
Vale a pena compartilhar o assunto, todo cuidado com nossos avós, parentes e amigos que estão nesta fase é pouco, então vamos lá:

1- Boca seca

Isso ocorre quando a produção de saliva diminui, seja por causa de medicamentos que os idosos costumam tomar, seja por motivo de tratamentos mais fortes ligada a saúde, ou também pela falta do hábito de beber água ao longo do dia.
Este desequilíbrio precisa ser evitado ou corrigido, afinal a saliva possui propriedades antibacterianas que fazem parte da defesa do corpo contra infecções.

2- Cáries

Uma pessoa idosa tem mais chance de sofrer com alterações bucais, como por exemplo, ter a gengiva mais retraída. Isso acaba deixando a raiz do dente exposta, aumentando a chance de acontecer a ‘cárie de raiz’, o que compromete o dente e deixa a dentina mais hipersensível.
A cárie não é saudável não só por questão da estrutura do dente, mas também porque dentes saudáveis são importantes para uma mastigação e deglutição eficazes, o que para a vida de alguém na terceira idade é essencial.

3- Cuidado com as próteses e implantes dentários

Nem todos sabem fazer a manutenção correta das próteses ou implantes que possui. Isso acarreta em incômodos, doenças e má qualidade de vida. Para isso é essencial que o dentista seja visitado com frequência.

Isso porque quem usa prótese ou implante deve retornar para clínica após a colocação para certificar que está tudo dentro do esperado.

Só o dentista é capaz de ver o que precisa ser feito em termos de limpeza frequente (a limpeza preventiva, aqui na clínica isso faz parte do Programa de Acompanhamento Preventivo da Terceira Idade) quanto de escovação ideal – para a pessoa saber no que ela precisa melhorar.

4- Lesões na boca

Fumo, álcool ou próteses (que não se adaptaram ao formato da boca) são fatores que aumentam o risco de lesões na mucosa bucal, como candidíases, leucoplasias ou câncer bucal.

É importante que o idoso ou seus familiares, verifiquem com frequência diária o estado da saúde bucal. Em boa iluminação, procure alterações na gengiva, língua, bochechas, céu da boca, como manchas, vermelidão ou qualquer indício que saia fora do normal.

Qualquer alteração deve ser verificada com o dentista, é melhor descobrir cedo o que é e tratar o quanto antes, para que a melhora seja rápida.

5- Inflamações na gengiva

As pessoas idosas que sofrem com periodontite, se não tratarem, correm o risco de perderem o osso que dá suporte aos dentes, o que os deixa amolecidos.

As doenças gengivais costumam ser reversíveis nos primeiros estágios, o que facilita o tratamento e evita que o idoso sofra tanto. Quanto mais cedo for o diagnóstico e o tratamento, melhor.

Uma inflamação na gengiva pode parecer algo sem riscos, mas é altamente perigoso para a saúde bucal e geral dos idosos – uma gengivite não tratada pode acarretar em doenças graves através de bactérias que podem atingir outros órgãos, a endocardite é um exemplo.

A saúde bucal não é apenas algo a ser tratado para o bem estar e conforto, mas também, para a mente e a auto-estima, afinal, sempre que sorrimos, mostramos nossos dentes, o que afeta diretamente a confiança se o sorriso não estiver bonito e saudável, é claro.

Quer saber melhor como se prevenir ou ajudar uma pessoa na melhor idade que você conhece? Venha ou traga ele para a ORTOPLAN! Nós temos os profissionais qualificados e excelentes tratamentos que vão trazer a alegria de sorrir de volta.