A prótese parcial removível de grampo de metal (PPR) é um tratamento largamente utilizado como uma alternativa para "devolver os dentes", pois existem também as próteses parciais fixas convencionais ou sobre implantes. Sua reconhecida reversibilidade, simplicidade e rapidez de confecção, além do custo relativamente baixo, constituem vantagens importantes que justificam a alta demanda por este tipo de intervenção. Além destas características, quando bem planejada e executada, proporciona satisfatório restabelecimento funcional e em alguns casos, uma estética aceitável e a conservação dos dentes remanescentes e preservação do rebordo alveolar. Todos estes fatores tornam a PPR uma opção viável de tratamento para quase todos os pacientes "desdentados" parcialmente.

Como em todos os procedimentos há pontos positivos e negativos e é necessário sempre avaliar cada caso, quando a perda dentária é grande o tratamento com prótese de metal perde um pouco na "área estética" já que a presença do metal se torna maior podendo prejudicar em sorriso mais natural e harmônico, causando baixa auto-estima e vergonha de sorrir em público, nesses casos temos a opção de próteses parciais removíveis com grampo estéticos ( Valplast) que veio para solucionar esses "problemas" e ser uma boa opção para casos com perda significativas.

As vantagens da Valplast são evidentes quando comparadas ao tratamento tradicional da ponte móvel (prótese parcial removível de metal). E é fácil notar como as propriedades estéticas destes dispositivos trazem mais segurança e auto-estima para indivíduos com múltiplas perdas dentárias. A completa ausência de metal na estrutura interna da prótese Valplast permite que os dentes de acrílicos característicos da técnica tipo ponte móvel seja o mais próximo possível da cor dos dentes naturais, seus grampos são da cor da gengiva deixando ela imperceptível ao contrário do que acontece nos dispositivos protéticos com metal que tendem ao acinzentamento dos dentes e da gengiva.
Independente do modelo da prótese o mais importante é você passar por uma avaliação com um profissional capacitado para poder indicar a melhor opção para solucionar o seu caso, aqui na clinica ORTOPLAN possuímos um grupo de dentista dedicados e capacitados para lhe oferecer o melhor para o seu sorriso, venha nos fazer uma visita e conheça nossos tratamentos tenho a certeza que você vai amar seu novo sorriso.