O QUE É RASPADOR DE LINGUA?

O raspador de língua é um instrumento de higiene bucal que, como o próprio nome sugere, raspa a língua e elimina a sujeira acumulada nela.

Muitas pessoas acreditam que escovar os dentes e passar fio dental, são suficientes para ter uma boa higiene oral e acabam esquecendo da língua.

A língua é um dos músculos mais importantes do nosso corpo e não pode ser deixada de lado na hora de fazer a higiene bucal.

No dorso da língua costuma ficar uma massa esbranquiçada, chamada saburra lingual. Essa saburra é composta por células mortas, microrganismos, restos de alimentos e saliva. 

A saburra pode vir a causar mau hálito e a sua permanência pode-se estender até a faringe e demais órgãos, como até mesmo o coração. Vindo a causar endocardite bacteriana. A saburra provoca também inflamações gengivais, problemas periodontais, por isso, não se esqueça de higienizar corretamente a língua.

A escova de dente não é ideal para fazer a higienização da língua, pois ela pode ajudar a espalhar ainda mais as bactérias, ao invés de removê-las. Pois isso, vá até uma farmácia, e compre o raspador de língua!   

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE RASPAR A LÍNGUA DIARIAMENTE?

A raspagem diária da língua trás diversos benefícios, dentre eles:

  • otimiza a produção de saliva,
  • melhora a digestão,
  • previne doenças bucais como cáries, gengivite, doenças periodontais,
  • auxilia na digestão dos alimentos e,
  • melhora o paladar.

A pratica além de dar uma aparência saudável pra língua, contribui também com o sistema imunológico e doenças inflamatórias.

COMO FAZER A HIGIENE DA LINGUA?

Mas para que o raspador de língua traga os benefícios comentados, é importante que a higienização seja feita de forma correta.

 Após a alimentação, como de costume, realize a escovação dos dentes, utilize fio dental e finalize com o raspador de língua.

Posicione o raspador sobre a língua e com uma leve pressão, movimente-a, sempre de trás pra frente, e retire a saburra do raspador com água corrente.

Uma dica útil, é deixa-lo sempre próximo à escova de dente para que não corra o risco de esquecer.

O ideal é que o uso do raspador seja feito sempre após cada escovação.

Uma outra dica, é que ao acordar, você utilize o raspador de língua, antes de escovar os dentes, ainda em jejum. Pois essa prática, garante que você não engula a saburra produzida durante a noite e assim, possa expelir todas as bactérias e fungos produzidos durante a noite.

Agora você já sabe dos benefícios de raspar a língua diariamente. Então, não deixe de fazer ok?

 Em caso de dúvidas, visite um especialista para se informar melhor. Nós da Ortoplan Barbacena, estamos à sua disposição!