Dente siso, "dente do juízo" ou se preferir de forma mais técnica, o terceito molar. Esse dente da muito o que falar, afinal, todos nós conhecemos alguém que já teve que extrair esse dente, e muitas vezes, essa pessoa pode ter sido nós mesmos.
Ainda que muito popular, restam muitas dúvidas sobre o dente siso: Quais problemas posso enfrentar tendo sisos? Todo mundo possui esse dente? É obrigatório a remoção deles? Bom... tudo isso será respondido com mitos e verdades que você vai se surpreender.

 

Mito ou verdade?

 

"Meu siso não nasceu, então não tenho siso"
MITO. Por conta do espaço dentro da boca e a posição que está este dente, ele pode não aparentar que existe externamente, porém ele pode estar alí. Muito normal que passe anos sem notar que ele posicionado abaixo da gengiva, mas é essencial que seja monitorado pelo dentista para que ele não acarrete problemas futuros aos dentes do lado.

 

"Meus sisos nasceram, agora vou ter que extraí-los"
MITO. Os sisos costumam causar incômodo no momento do nascimento do dente, portanto, se ele cresceu sem dores e no posicionamento correto, e atualmente não te causam dores, não tem motivo para extraí-los. No entanto, caso haja necessidade, por exemplo, de retirar o siso superior esquerdo, recomendamos que seja retirado também o inferior esquerdo para que não ocorra problemas na mastigação.

 

"Fiz minha extração do siso, preciso ter cuidado com a escovação"
VERDADE. Mesmo que seja um pequeno procedimento, ainda é um cirurgia e precisa de cuidado como qualquer outra. Com a extração do dente, é necessário fazer pontos no local, então durante a escovação, o lugar operado deve ser escovado com cautela e limpeza especial para manter a boa cicatrização.

 

"Todas as pessoa possuem o dente do siso"
MITO. Com a nossa evolução alimentar, houveram alterações no nosso corpo, uma delas é o desaparecimento dos sisos, afinal, não utilizamos mais eles para a mastigação, por isso, é normal que alguns tenham 1,2 ou 3 dentes sisos em vez de ter todos os 4.

 

"Quero tirar o meu siso, devo esperar ele nascer para retirar?"
MITO. O dente siso costuma causar incômodo e dor durante o nascimento ou até antes devido a sua posição, portanto, é recomendado que seja retirado antes ainda de estar aparente sobre a gengiva, além de que em estágio inicial, ele possui as raízes mais flexíveis, facilitando a extração. Por isso, é importante fazer o acompanhamento com seu dentista durante a adolescência e manter os exames de imagem em dia, para acompanhar o processo desse dente.

 

"Posso ter cárie no dente siso antes dele nascer"
MITO. Enquanto o dente está por baixo da gengiva, ela o protegerá contra elementos externos que possam prejudicar a saúde desse dente.

 

"A extração do siso é a mais difícil, pois ele é o maior dente"
MITO. Nem sempre o siso é o maior dente e muito menos, o de mais difícil extração, isso pode mudar de uma pessoa para outra a partir da particularidade de cada paciente.

 

"Fiz a retirada dos sisos, preciso repousar"
VERDADE. Assim como qualquer outra cirurgia, a extração do siso também precisa de repouso e cuidados no pós operatório. Não fazer esforço, evitar alimentos quentes e outros cuidados são essenciais para a recuperação do paciente.

 

Gostou de saber mais sobre o dente siso? O "dente do juízo" possui muitas crenças e dúvidas, e é claro que estamos aqui para esclarecer ao máximo sobre a saúde bucal para você manter o seu sorriso cada dia melhor.
Ainda tem dúvida? Continue no nosso site e marque já a sua consulta.