Provavelmente você já escutou, ou alguém comentou que viu em algum programa de Tv, ou fez alguma pesquisa na internet...

...A frase...

“... fez a cirurgia do implante e a prótese no mesmo dia, já saiu com os dentes”!

Respeitar o tempo de cicatrização (ósseo integração) do nosso organismo é muito importante, para não jogar fora todo o trabalho,   dedicação e investimento.

Imagina ter que repetir todo o processo!

Acreditamos que ninguém gostaria de passar por isso, certo?

Outro fator importantíssimo, além do tipo de implante utilizado, é a definição da velocidade para se finalizar o trabalho é a qualidade e a quantidade do osso existente no local a ser instalado o implante, por isso que na avaliação solicitamos Tomografias Computadorizadas que é o exame mais preciso para determinar a quantidade óssea.

Então vamos lá!!!

Etapa 1. Avaliação  

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente é submetido a exames clínicos e de imagem para avaliar a necessidade do implante dentário.

Etapa 2. Colocação do implante dentário

A cirurgia de implante geralmente é feita em consultório odontológico, com anestesia local, em procedimento semelhante à extração de um dente.

Independente do tipo de implante (unitário, 2×3, overdenture ou completo), a colocação é feita no mesmo dia e a cirurgia dura cerca de 1 hora.

Etapa 3. Osseointegração

Essa é a fase mais delicada do tratamento de implante dentário.

Após a instalação dos pinos, o organismo inicia o processo de cicatrização e integração do parafuso ao tecido ósseo da gengiva. Por ser de titânio, o implante é biocompatível e totalmente inerte ao osso, não havendo riscos de rejeição.

É necessário que o implante esteja bem seguro antes da colocação das próteses, para suportar a pressão exercida pela mastigação.

Etapa 4.  Colocação da prótese

Agora que o implante dentário já está integrado ao osso, é chegada a hora de colocar a prótese. Ela é feita com base no tamanho e coloração dos dentes preexistentes, para que o resultado seja o mais natural possível.

 

Afinal, no total quanto tempo é o tratamento de implante dentário?

Para os casos mais simples, sem necessidade de tratamentos ou correções prévias, o tratamento de implante dentário demora, em média, 8 meses até a avaliação final, após a colocação e adaptação do paciente às próteses.

Em casos mais severos, onde é necessário enxerto ósseo, por exemplo, o tratamento de implante dentário, desde a avaliação até a prótese dura cerca de 2 anos.

Apesar de demorado, os resultados obtidos com o implante dentário são muito mais do que estéticos.

O tratamento restabelece a mastigação, realinha a arcada e evita problemas graves, como as disfunções da articulação temporomandibular (ATM).