Desde início da pandemia, 54,5% de ex-fumantes voltaram aos antigos hábitos, e 34% das pessoas que ainda mantinham o costume de fumar, aumentaram a frequência. Esses dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pesquisas realizadas pela Fiocruz nos deixa em alerta também sobre o cuidado com a saúde bucal aliado aos costumes envolvendo o tabagismo.

O consumo do tabaco, em forma de cigarros, palheiros, arguiles, cachimbos, charutos, cigarros eletrônicos ou outros meios, seja ele com o próprio tabaco ou derivado da planta, em conjunto com o ato de fumar, pode se tornar a causa principal de diversas doenças que atingem a região da boca, face e garganta. A fumaça, ar quente e as substância que compõem o produto que estiver utilizando para fumar, prejudicam a saúde da boca e causam mudanças em toda a cavidade bucal.

Doenças Bucais

A doença que os fumantes mais temem ser acometidos pelo uso do tabaco, é o câncer de bucal, que pode ocorrer de diversas maneiras, mas de acordo com estudos pelo mundo afora, fica perceptível como o tabagismo pode aumentar em 8 vezes a chance de ser acometido pela doença. De acordo com o estudo na universidade da Califórnia, 8 entre 10 pacientes com câncer na cavidade bucal eram fumantes.

Quando se trata das doenças que afetam as gengivas e os ossos da boca, a chance de um fumante ser atingido é o dobro de chances de um não fumante, indo desde infecções da região, até a queda e perda dentária. Esse é o resultado do acúmulo de bactérias prejudiciais à boca.

Mesmo com o tratamento sendo realizado para cura da doença, os fumantes ainda podem nao ter sucesso no resultado, devido a exposição continuada ao tabaco, dificultando a cicatrização.

 

Mau hálito e dentes amarelados

Os maiores medos são as doenças mais graves, mas existem ainda os elementos causados pelo tabagismo que podem prejudicar socialmente o fumante, por exemplo, os dentes amarelados e hiperpigmentados, além do mau hálito. Outro fator prejudicials à própria vida do fumante é a perda do paladar, pela agreção causada contra às células gustativas.

É importante lembrar que além dos prejuízos que citamos acima, todos os procedimentos e cuidados que devemos ter com a boca, desde a extração de um dente, cicatrização e até tratamento de outros problemas odontológicos, podem ter seus resultados positivos interferidos pelo uso continuado do tabaco.

 

Cuidados que fumantes e tabagistas devem ter

É essencial a ida rotineira ao dentista, desta forma, os profissionais podem alertar o paciente contra qualquer princípio de doenças da cavidade bucal, acúmulo de bactérias, halitose e entre outros problemas, identificando esses fatores logo no início, estimulando o melhor resultado de um tratamento realizado pelo paciente.

É fumante e precisa de ajuda de um profissional para tratar e indentificar problemas bucais? Agende já o seu horário na ORTOPLAN. Nós fornecemos assistência integral aos nossos pacientes.


Vamos Sorrir Juntos!