O QUE É HALITOSE?

A halitose, ou mau hálito crônico, é uma situação na qual a pessoa exala um odor desagradável da boca. O “bafo matinal” com o qual a maioria das pessoas acorda não é halitose. Nem os cinco minutos de mau hálito que você tem depois de fazer uma refeição exótica, cheia de condimentos. A halitose é um cheiro persistente que não vai embora depois de escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar. Pode ser embaraçoso e constrangedor, tanto que muitas pessoas relutam até em mencioná-la ao dentista. Mas também é bastante comum e, por isso mesmo, muito possível de tratar.

A halitose tem várias causas possíveis, 85% aproximadamente das quais são orais: cáries, problemas de gengiva, restaurações quebradas, dentes quebrados,e dentaduras que não estão muito limpas – todos são possíveis suspeitos. Há ainda os fatores relativos à alimentação. Dietas com alto nível de proteínas e baixo nível de carboidratos, alimentos ácidos, doces e, é claro, uma grande quantidade de cebola, alho e outros temperos fortes, definitivamente, comprometerão seu hálito. Assim como o consumo excessivo de café e álcool. Usuários de tabaco também têm um alto risco.

Apesar de raras, as doenças de pulmão, alguns tipos de câncer e infecções nas amígdalas também são identificados como causadores de halitose. Problemas no sangue e doenças nos pulmões e rins são ainda outras possibilidades. Uma causa mais provável é o diabetes, devido aos níveis flutuantes de açúcar. Mesmo uma sinusite comum pode afetar seu hálito, pelo acúmulo de muco.

Não tenha medo ou vergonha de compartilhar seu segredo com um profissional. Ele provavelmente será capaz de diagnosticar e tratar a causa dos problemas do seu hálito.