O que é? A frenectomia nada mais é do que a cirurgia realizada para remover o freio labial ou lingual, uma condição que pode afetar significativamente a vida do paciente. Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, ela requer alguns cuidados para que o resultado esperado seja atingido.
DIFERENÇA FREIO LABIAL X FREIO LINGUAL
Como o nome já diz, a principal diferença entre os freios é a região em que eles se localizam na cavidade oral. Enquanto o freio labial é encontrado na região vestibular da maxila, entre os incisivos centrais superiores, o freio lingual se localiza da metade da face inferior da língua até o assoalho da boca.

FRENECTOMIA: QUANDO É NECESSÁRIO FAZER?
Para realizar o procedimento cirúrgico, é necessário passar por uma avaliação com um ortodontista antes. Como a dentista explica, normalmente isso acontece quando o freio labial afeta os dentes, fazendo com que eles apresentem um quadro de diastema (separação). Já o freio lingual, que gera a conhecida “língua presa”, costuma ser identificado quando o indivíduo ainda é um bebê e pode afetar a amamentação, deglutição e a fala do paciente. Quando se percebe sua presença, o ideal é que a mãe leve o bebê ao odontopediatra para que seja analisada a indicação da frenectomia.

Além disso os especialistas também esclarecem uma dúvida sobre a possível perda de sensibilidade durante a cirurgia: “É muito incomum mas pode ocorrer nos casos que houver lesão em alguma estrutura nobre, como nervo ou artéria, principalmente na cirurgia de freio lingual. Por isso o procedimento deve ser realizado por especialista em cirurgia”.

Quer saber mais?
Agende sua avaliação e tenha o seu sorriso dos sonhos!

98401-6255
3573-2736