Muita gente evita sorrir por causa de incômodos odontológicos e pela estética do sorriso, e esses problemas afetam também a autoestima. Ter um sorriso bonito depende não só da beleza e da saúde dos dentes, mas de uma proporção estética entre lábios, dentes e gengiva, que pode ser conseguida de maneira rápida e indolor, através da cirurgia plástica gengival, ou gengivoplastia.

A gengivoplastia é um procedimento muito procurado por quem tem o sorriso gengival, que é uma característica de nascença, mas que pode acontecer se a gengiva retrair (crescer) por causa de alguma inflamação (gengivite) ou através do uso de algum medicamento.

Gengivoplastia é o nome dado à cirurgia plástica que corrige a gengiva e o sorriso, através da retirada do excesso de tecido gengival e reconstrução do contorno da gengiva ao redor dos dentes. Essa cirurgia, também chamada de cirurgia periodontal ou cirurgia plástica gengival é recomendada para quem mostra mais a gengiva que os dentes ao sorrir, ou tem as gengivas muito grandes (chamado de sorriso gengival), para os casos de gengivas muito finas, e em casos de retrações, que acontece quando a gengiva se desloca e expõe a raiz. Esse procedimento é realizado pelo cirurgião dentista ou o periodontista (especialista em gengivas) no consultório dentário mesmo.smilesealed