Um sorriso perfeito faz a diferença na vida de qualquer pessoa: aumenta a autoestima, a convivência social, além de ser um incentivo para o cuidado ainda maior com a saúde bucal. Por isso, o clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados, mas que também gera muitas dúvidas.

É importante lembrar que, seja no método caseiro ou de consultório, a avaliação e acompanhamento do dentista é imprescindível para que o tratamento ocorra da melhor maneira!

Como funciona o clareamento dental?

O dente possui pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos. Estes pigmentos vêm principalmente da dieta rica em corantes. O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com estes pigmentos, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente – e podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.

Qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental?

A indicação é que o clareamento dental seja evitado por gestantes, lactantes e menores de 15 anos. Para quem nas outras pessoas, o clareamento dental está livre, desde que realize a avaliação de saúde bucal previamente. 

Qual a diferença entre clareamento caseiro e de consultório? E qual o mais eficaz?

Os géis de uso caseiro podem ser à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. No clareamento caseiro o gel precisa de um tempo de contato com os dentes um pouco maior, pois o oxigênio é liberado lentamente. Já a no tratamento de consultório os géis tem uma liberação mais rápida de oxigênio, fica menos tempo em contato com os dentes e a velocidade de clareamento inicial é mais rápida.

Quanto tempo dura?

Assim, o tratamento caseiro dura de 2 a 4 semanas para ser concluído. Os géis de uso em consultório (somente aplicado pelo profissional) têm uma maior concentração de peróxido de hidrogênio, em torno de 35%, as sessões duram em torno de 40 minutos, e são necessárias em média 2 a 3 sessões para um bom clareamento.

Os dois tratamentos são equivalentes, até mesmo porque quem dita o limite do clareamento é a própria fisiologia do dente. Dessa forma, quaisquer das técnicas preconizadas, seja em consultório ou em casa, tendem a atingir um resultado semelhante, desde que sejam bem aplicadas.

Quer saber mais sobre esse tratamento? Envie sua mensagem ou ligue!
99124-0299
3031-3132
Av João Riccieri Maran, n°747 - Três Lagoas.