Nos últimos anos, a lente de contato dental tem feito sucesso no mundo da estética bucal, e é natural que surjam dúvidas sobre o procedimento sobre durabilidade, cuidados, tipos existentes e várias outras curiosidades, e é claro que vamos tirar várias dessas dúvidas para você ter mais certeza que é isso que seu sorriso precisa.


Vamos lá?!


1. É necessário desgastar os dentes para realizar o procedimento?
Não existe a necessidade de fazer o desgaste do dente para inserir a lente de contato. Essa é uma das principais vantagens desse método, que o paciente permanece com toda a estrutura do dente, afinal, possuem espessura super fina, facilitando a fixação.

2. Meu sorriso vai ficar muito artificial com as lentes?
Não mesmo! Esse procedimento é escolhido justamente pela naturalidade que ficam os dentes após a colocação das lentes de contato.
A sua forma é feita exclusivamente para aquele paciente e até mesmo, a cor é escolhida para parecer o mais real possível de um dente natural.

3. Como é a manutenção desse procedimento?
Após a colocação das lentes de contato nos dentes, fica ao dentista definir a melhor data de retorno do paciente para verificar se elas se adaptação corretamente no formato dos dentes, isso normalmente é após 15 a 30 dias após o procedimento.
Com o tempo, é importante manter a visita ao dentista a cada 1 ano para manter a supervisão das lentes de contato, verificar se está tudo em ordem, afinal, elas também se desgastam com o tempo, assim como os dentes naturais.
É normal que possa ser sugerido uma troca dessa lente, isso se dá por diversos fatores, como a alteração da coloração, a quebra de alguma lente durante a mastigação, retração da gengiva e muitas outras variantes.

4. É necessário ter cuidado na hora da mastigação?
Com certeza. Assim como falamos anteriormente, pode ocorrer da lente se quebrar durante enquanto o paciente morde ou mastiga algum alimento mais duro, como torresmo ou até mesmo dar aquela mordida na maçã.
Na alimentação é importante também fugir dos alimentos muito pigmentados, assim como os dentes naturais, é comum que as lentes ganhem nova colocaração pela ingestam de alimentos como o café, açafrão, amoras, beterraba, erva mate e outros (inclusive já fizmos um texto aqui no blog para falar justamento sobre isso, vai lá conferir!)

5. Em quais situações é indicado a colocação das lentes de contato?
Quem vem atrás desse tipo de procedimento, busca por uma estética mais agradável aos olhos, escondendo as imperfeições do sorriso original, seja pela perda de parte do dente, coloração escura dos dentes, separação exagerada dos dentes e outros motivos.
É importante sempre antes de decidir por esse procedimento, verificar com seu dentista se realmente é a melhor opção. Como por exemplo, quem busca por uma coloração mais clara dos dentes, é mais acessível e muitas vezes possível chegar ao resultado esperado com apenas o clareamento, sem necessidade por optar pelas lentes.

6. De qual material são feitas as lentes de contato?
Essa é uma dúvida muito questionada, pois realmente é possível utilizar de vários materiais para deixar o sorriso mais lindo por meio de procedimentos.
Porém as lentes são feitas apenas de um paterial: Porcelana, que também podem ser chamadas de cerâmica.
"ah mas eu já vi a de resina", então, essa não é a lente de contato, chamados de faceta.

7. Existe contraindicações para a colocação das lentes?
Infelizmente sim! Os pacientes que sofrem com bruxismo ou possuem o hábito de roer unhas não são aptos para colocação das lentes, assim como já falamos antes, elas podem quebrar com pressão.
Além doesses acima, os dentes que possuem cáries, tártaro, canal, trincas e fraturas, manchas fortes, podem precisar de um tratamento antes de realizar o procedimento.

8. Dói para colocar?
Não dói, nem durante a colocação, nem ao longo do uso.

9. E se eu me arrepender ou cansar das lentes dentais, é possível retirar?
Este é um tratamento definitivo, apenas tiramos para a colocação do próximo, portanto, é essencial que tenha confiança total no médico que está realizando o procedimento, que faça em um lugar de referência, como a ORTOPLAN.
Indicamos que tire todas as dúvidas com seu dentista, converse com pessoas que já realizaram este procedimento, afinal, ele será uma escolha para o resto da vida.

10. As lentes de contato nos dentes favorecem o acúmulo de sujeira, podendo ocasionar as cáries ou gengivite?
Não. O uso das lentes não favorecem o acumulo de sujeira e alimentos, porém também não os protegem de cáries e outros problemas bucais, por isso é importante que o paciente tenha uma rotina de limpeza bucal excelente, e assim como se não tivesse as lentes, escove, passe fio dental e visite periódicamente o dentista.

E aí? restou alguma dúvida? Bom... sempre fica né, mas agora está bem mais claro para você compreender sobre o procedimento. Agora é só marcar uma consulta na ORTOPLAN e falar com o nosso profissional dentista que vai deixar o seu sorriso do jeito que você sempre sonhou.


Vamos sorrir juntos!