A periodontite é caracterizada por uma inflamação gengival, que já não está limitada à gengiva, como na gengivite, mas também afeta os tecidos de suporte dental — como ligamento periodontal e osso. 
A periodontite é uma evolução da gengivite. Mas somente o tártaro não é suficiente para desenvolver um quadro de periodontite mais grave. É necessário que bactérias específicas da periodontite estejam presentes e liberem toxinas específicas, aumentando a resposta inflamatória e levando à perda de sustentação.
Além disso, fatores como predisposição genética, diabetes e tabagismo podem determinar a progressão e a gravidade do quadro.

Sinais e sintomas:

  • Sangramento gengival espontâneo na escovação, alimentação ou com o uso do fio dental;
  • Gengivas inchadas, brilhantes, avermelhadas e doloridas;
  • Mau hálito constante;
  • Presença de pus no espaço gengival próximo ao dente;
  • Dentes com mobilidade.

É importante lembrar que em diversos casos a periodontite pode aparecer de forma silenciosa e assintomática, sem nem ao menos ter sido precedida de um quadro de gengivite.

 

Tratamento:

Uma raspagem supragengival feita pelo dentista é a única forma de remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental).
Caso a doença periodontal esteja em um estágio mais avançado, raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para tratar as bolsas periodontais infectadas e a diminuir assim a inflamação da gengiva. O dentista utiliza um dispositivo chamado ultrassom para remover a placa bacteriana, o tártaro (cálculo dental) e restos de alimentos acima e abaixo da margem gengival, ou optar pela raspagem manual, com instrumentos chamados curetas, para tornar as superfícies dos dentes lisas. Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, ou seja, se você tem periodontite moderada a severa, uma cirurgia periodontal poderá ser realizada por um periodontista a fim de reduzir as bolsas, bem como enxerto ósseo para restaurar o osso perdido.


Agende a sua avaliação e tire todas as suas dúvidas sobre Periodontite.

Pelo fone: 3264-9010 ou pelo whatsapp 99152-5454. Nossa clínica fica localizada na Rua Pará, 1878- centro- Medianeira-PR.