Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta, muitas vezes causando sensibilidade. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
Dependendo do local, pode afetar na harmonia do sorriso, influenciando assim na estética. São várias as causas da retração gengival, entre elas podem ser: Traumatismo por escovação, problemas periodontais, trauma oclusal, restaurações desadaptadas na região próxima a gengiva, posição alta dos freios labiais e lingual, movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta, mau posicionamento dos dentes, hábitos tabágicos, idade (com o passar dos anos existe uma propensão natural para se ir verificando uma retração gengival generalizada, mais em algumas pessoas do que em outras, sendo que neste caso, esta ocorrência é considerada fisiológica e não patológica), bruxismo.
Dependendo da causa, haverá a necessidade de uma reeducação na técnica de escovação e troca da escova de dente por uma de cerdas macias e/ou extra macias, realização de uma limpeza profissional, ajuste oclusal, e utilização de pastas dentárias especificas podem reduzir a sensibilidade dentária. Caso estas medidas não sejam suficientes, pode-se optar pela aplicação de flúor, ou mesmo recorrer ao tratamento com resina, que consiste na restauração do dente com resina de forma a recobrir as áreas expostas sensíveis, corrigir má posição do dente com aparelho ortodôntico e em casos mais graves, recobrimento através de cirurgia gengival.
É de total importância que o paciente procure, de imediato, um cirurgião-dentista no momento em que se percebe os primeiros sinais ou sintomas, uma vez que quanto mais cedo esta situação for tratada, menores serão as probabilidades de haver necessidade de se efetuar tratamento cirúrgico para corrigir o problema, ou de pelo menos se conseguir travar ou estabilizar a progressão da retração/recessão gengival.


Agende a sua avaliação e tire todas as suas dúvidas sobre retração gengival.

Pelo fone: 3264-9010 ou pelo whatsapp 99152-5454. Nossa clínica fica localizada na Rua Pará, 1878- centro- Medianeira-PR.