O flúor é um elemento químico largamente distribuído na natureza, e é utilizado na odontologia na forma de Fluoretos para a prevenção e controle da cárie dental. A principal ação do flúor se dá quando ingerimos açúcar que se transforma em ácidos, atacando a superfície do esmalte dentário provocando a desmineralização (perda de minerais como o cálcio e o fosfato). Nesse caso o flúor reduz  quantidade de minerais que o dente perde diariamente.

        Está documentado como seguro e eficiente desde que sejam otimizados seus níveis em fontes de água de abastecimento público, sendo considerada de baixo custo e largo alcance. Segundo a portaria 2.914 de 2011 , do Ministério da Saúde, a quantidade máxima permitida para o íon flúor é de 1,5 mg/L, amparado pela Bioética.

        Existem outros meios de utilização dos Fluoretos, tais como aplicações tópicas em consultórios profissionais, cremes dentais, géis e enxaguantes bucais. É muito importante determinar a verdadeira exposição do paciente ao Fluoreto, já que existem quantidades ingeridas através de bebidas consumidas e alimentos preparados. É preciso ter cuidado com o uso excessivo e prescrições inadequadas que podem levar à fluorose (manchas no esmalte do dente permanente em formação).

        Os produtos para uso tópico, de uso oral, que contém fluoretos, devem ser usados com cuidado em criança de baixa idade, principalmente as menores de 3 anos que não conseguem realizar a expectoração.

         Não são recomendadas suplementações via oral para gestantes (flúor pré-natal). Situações de alto risco à cárie tais como pacientes com aparelhos ortodônticos, próteses, com função salivar reduzida, pacientes que são incapazes de higienizar corretamente seus dentes ou portadores de lesões de cárie ativas e com alto índice bacteriano devem ser avaliados para terapias adicionais com flúor por um profissional.

          Dados epidemiológicos indicam reduções de até 60% nas taxas de incidência de cárie combinando as diversas aplicações do uso de Fluoretos com outras medidas de prevenção como bons hábitos alimentares e higiene oral.

Você pode agendar a avaliação com a Dra Luciene Baggio e tirar todas as dúvidas sobre o uso do Flúor! 

Pelo fone: 3264-9010 ou pelo whatsapp 99152-5454. Nossa clínica fica na Rua Pará, nº 1878 - Centro - Medianeira.