Notícias mais recentes

ESPECIALISTA RESPONDE : PROFILAXIA DENTÁRIA 12/06/2019 10:11

PROFILAXIA DENTÁRIA 

A palavra pode parecer estranha para alguns, mas, de certa forma, você realiza essa ação todos os dias. O termo indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional. 

COMO É FEITA A PROFILAXIA DENTÁRIA?

Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação . Vale ressaltar que ela deve ser realizada pelo dentista com o motor de baixa rotação.
Assim, após essa escovação supervisionada, o odontologista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente. O grande beneficio dessa limpeza é remoção do biofilmedentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que torne-se como um hábito.

ALGUM PREJUÍZO PODE OCORRER CASO ELA NÃO SEJA FEITA?

Para os pacientes que seguem e possuem em sua rotina uma higiene bucal correta, o dentista esclarece que não há nenhum prejuízo para a saúde bucal se a profilaxia no consultório não for feita. “A profilaxia pode ser realizada pelo paciente, apenas com o hábito e o correto uso da escova e fio dental”, destaca ele. No entanto, vale ressaltar que a raspagem do tártaro deve ser realizada exclusivamente pelo dentista para que nenhum prejuízo com a saúde da boca aconteça.

 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : APARELHO FIXO 05/06/2019 16:27

O aparelho fixo é o mais famoso dos aparelhos e um dos tratamentos mais desejados para a correção de dentes tortos ou de problemas de mordida errada. Visto como a forma mais comum de tratamento ortodôntico, o aparelho fixo é uma ferramenta que exige atenção a médio e longo prazo e cuidados indispensáveis, mas que pode proporcionar ótimos resultados para quem busca corrigir algum problema ortodôntico.

Como funciona?

O aparelho fixo é chamado de fixo justamente porque ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidos a partir de ligas de aço inoxidável, e que são colados aos dentes com resina. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal.

O arco tem formatos e diâmetros variáveis, e é trocado pelo ortodontista com a evolução do tratamento, regulando a força e a tensão ortodôntica aplicada sobre os dentes. É essa tensão e forças que fazem com que os dentes se movam vagarosamente, saindo da posição original em direção à posição correta ou ideal, previamente estudada pelo dentista. 

Nas versões mais tradicionais do aparelho fixo, para fixar o fio nos bráquetes, são utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CHECK - UP ODONTOLÓGICO 30/05/2019 17:15

A prevenção é o melhor remédio. Essa conduta pode evitar muitas doenças e complicações relacionadas ao nosso corpo, incluindo o universo bucal. Uma simples forma de praticá-la é realizando o check-up odontológico preventivo

É UM PROCEDIMENTO BEM SIMPLES

Garante que o procedimento é muito simples e evasivo. "O check-up pode ser feito pelo seu dentista tanto com instrumentos convencionais como sonda e espelho, ou com o uso de câmera digital intraoral que aumenta em até 70x a imagem", explica. O profissional conta que com esta tecnologia, o paciente pode acompanhar o que está sendo feito na sua boca durante a inspeção e possibilita uma maior visibilidade de cáries em fases bem iniciais ou falhas em restaurações antigas.

É POSSÍVEL PREVENIR ATÉ MESMO O CÂNCER DE BOCA

Através do check-up podemos detectar a presença de doenças bucais em seus primeiros estágios. "Tártaros, inflamações gengivais, defeitos ou infiltrações em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o próprio câncer de boca". Assim, o tratamento fica mais simples para sua saúde.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CLAREAMENTO DENTÁRIO 14/05/2019 10:04

O que é o clareamento dental?

O Clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência.

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada. 

 A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

 Por que realizar esse tratamento? 

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento. 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : PRÓTESE DENTÁRIA 07/05/2019 13:55

O que são Próteses Dentárias? É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

Por que realizar esse tratamento? As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores: 
Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente. 
Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior. 
Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Tipos de Próteses: Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes. 
Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização. 
Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : IMPLANTES DENTÁRIOS 30/04/2019 13:58

Qualquer pessoa pode realizar um implante dentário?
Não, pessoas que fumam em excesso ou há muito tempo, tem diabetes e não segue as orientações médicas, está em tratamento de câncer, tem hepatite ou osteoporose, não podem realizar o procedimento do implante dentário devido a riscos que podem conter.
 
Vou sentir dor no processo cirúrgico?
Dependerá da sua sensibilidade. Porém, na maioria dos casos esta fase do implante é realizada com anestesia e o paciente ficará indisposto apenas no dia da cirurgia, estando apto a voltar às sua atividades normais no dia seguinte.
 
Após a finalização do meu tratamento, o que faço?
Recomenda-se que o paciente agende um retorno preventivo a cada 06 meses após a finalização do tratamento para manutenção da prótese.
Ver mais

Microagulhamento na harmonização facial 28/02/2019 12:04

O microagulhamento já é um procedimento mais conhecido, por ser feito em clínicas de estética. Mas, na harmonização facial, os profissionais da saúde podem ir mais afundo, com equipamentos que são liberados apenas para esse setor.

 

Mas, afinal, o que é o microagulhamento e para que serve?

Foto: Google

O procedimento é feito com um pequeno rolo (chamado de "Dermaroller") com agulhas muito fininhas que agem em toda a pele do rosto.

 

As agulhas penetram na pele causando micro ferimentos e vermelhidão, estimulando naturalmente a regeneração da pele, com a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.

 

Quanto mais profunda a marca ou cicatriz, maior deverá ser a agulha - que iniciam em 0.3mm e podem chegar a 3mm. Lembrando que, acima de 0.5mm, apenas profissionais da saúde podem atuar, já que, nesses casos, será necessário o uso de anestesia local.

 

Benefícios do microagulhamento:

1. Elimina completamente as cicatrizes causadas pela acne ou por pequenas feridas.

2. Diminui os poros dilatados da face;

3. Combate rugas e promove o rejuvenescimento da pele.

4. Disfarça rugas e linhas de expressão, especialmente aquelas em redor dos olhos ou logo acima do lábio superior;

5. Clareia manchas na pele (redução de melasmas)

 

Dependendo do caso, a diferença pode ser notada já na primeira sessão, mas o indicado, para um tratamento mais efetivo, é de, no mínimo, quatro sessões.

 

Porém, é bom lembrar que sempre haverá uma conversa inicial (avaliação) para definir, juntamente com o profissional, o que você busca e quantas sessões serão, de fato, necessárias para o resultado buscado.

Antes de Depois. Imagem: Google / Youtube: Laugh Love & Hippie

Sabemos que a imagem pode chocar e assustar muita gente, mas acredite: isso é normal do procedimento e pode variar de acordo com o tamanho da agulha. Nem todas as sessões vão chegar nesse estado de vermelhidão e micro ferimentos. É variável, de acordo com o caso!

 

E o microagulhamento dói?

 

Mesmo com as agulhas pequenas, o procedimento pode, sim, gerar desconforto, mas a sessão é rápida, durando cerca de 20 minutos. Após a realização do microagulhamento, é necessário ficar 8h sem nenhum produto no rosto, para deixar o ativador (ácido usado após os micro ferimentos) agir.

 

Algumas famosas mundialmente conhecidas passam por sessões de microagulhamento no tratamento de pele, como Gisele Bundchen e Kim Kardashian.

 

Fonte: www.drrodrigomadalozzo.com - Dr. Rodrigo Madalozzo Teixeira é Habilitado em Harmonização Oro Facial atendendo em Santa Terezinha exclusivamente na ORTOPLAN Clínica Odontológica.

Quer agendar sua consulta e saber mais? Entre em contato pelo 3541-3535 (fixo e whatsapp).

 

 

Ver mais

Ácido hialurônico: além do preenchimento labial 28/02/2019 11:09

Um dos procedimentos mais pedidos na harmonização facial é o ácido hialurônico, o tal "preenchimento labial". Já era muito procurado por mulheres, principalmente, porque, além de aumentar o volume, o ácido é capaz de trabalhar na simetria, na forma e na definição do contorno dos lábios.

 

Imagem: Google

 

Um dos casos recentes mais conhecidos, talvez, seja o de Kylie Jenner.

Imagem: Google

 

Importante dizer que: não, a mudança não será radical caso não seja a sua vontade. O preenchimento labial pode ser sutil e ter efeito natural. Tudo vai depender do seu gosto e pedido - por isso a importância da conversa com o profissional antes da aplicação.

 

Mas o ácido hialurônico tem outras funções na harmonização facial. Ele também pode ser usado:

 
  1. no "bigode chinês" e em rugas profundas, amenizando as marcas na pele;

  2. nas olheiras, tirando aquele aspecto de cansaço dos olhos (se não forem muito profundas, é possível elimina-las por completo)

  3. no nariz, dando aquele efeito de rinoplastia (tirando aquele "carocinho", deixando o nariz mais reto e liso; e também é possível empinar o nariz)

  4. no ângulo da mandíbula, para deixar o rosto mais quadrado (muito procurado por homens)

Antes e Depois de rinomodelação / Foto: Google; Youtube: Lindsay Woods

 

Esses procedimentos tem sido muito procurados pois são uma opção que fazem você evitar as cirurgias, porém, os efeitos não são permanentes (podem durar até dois anos conforme o caso). A aplicação do ácido hialurônico pode ser refeita a cada 6-10 meses, dependendo da região, quantidade e profundidade da aplicação.

 

Em regiões como lábios, é feito o uso de anestesia. Em outros pontos, a aplicação pode gerar um leve desconforto.

 

Depois da sessão, é normal ter inchaço e hematomas. Por isso, é interessante aplicar gelo e fazer repouso no dia da aplicação.

Antes e Depois do preenchimento mandibular com ácido hialurônico. / Imagem: Google; Blog: Homens que se Cuidam

 

Fonte: www.drrodrigomadalozzo.com - Dr. Rodrigo Madalozzo Teixeira é Habilitado em Harmonização Oro Facial atendendo em Santa Terezinha exclusivamente na ORTOPLAN Clínica Odontológica. Quer agendar sua consulta e saber mais? Entre em contato pelo 3541-3535 (fixo e whatsapp).

Ver mais

O uso da chupeta afeta os dentes dos... 26/11/2018 08:11

A chupeta não pode servir como um “cala a boca” da criança. É muito comum que, para EVITAR CONFLITO E CHORO, o adulto recorra urgentemente à chupeta como uma estratégia para manter a criança quieta.

Então MUITO CUIDADO com o uso da chupeta, pois quando se apela para esse recurso de forma IMEDIATA E EXCESSIVA, além de reforçar o HÁBITO, PERDE-SE oportunidades de APRENDIZADO para que o pequeno descubra outros mecanismos para se acalmar.

Por isso, essa ferramenta, se utilizada, deve ser feita com EQUILÍBRIO e, sempre que possível, associada a uma PRESENÇA AFETIVA de um adulto, de modo que a criança não deposite seu consolo apenas no objeto, mas principalmente em alguém que a apoia e sustenta sua instabilidade emocional.

É muito importante os pais contarem com o apoio de um especialista na hora de dizer “Tchau Chupeta” pois uma vez criado o hábito, a retirada de forma “brusca” pode causar traumas na criança.

Em Santa Terezinha, conte com o apoio da Super Odontopediatra, Dra. Heloisa Zanon.

 

Texto adaptado por Dra. Heloísa Zanon #Repost Terapia da Crianca

#chupeta #bico #dentista #dentistadecriança #ortoplansti #draheloisazanon #odontopediatria

Ver mais

Bruxismo na infância? 21/11/2018 20:06

BRUXISMO NA INFÂNCIA?

O Bruxismo, nome dado ao hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes, é um distúrbio que pode provocar diversos problemas, como o desgaste dos dentinhos, sensibilidade na dentina, dores crônicas de cabeça, endurecimento do pescoço, entre outros.

Nossa Especialista em Odontopediatra, Dra. Heloísa Zanon, explica que o distúrbio normalmente se manifesta durante a noite e pesquisas recentes indicam que ele afeta mais as crianças que têm entre 6 e 10 anos. Ela alerta que a recorrência do bruxismo do sono é maior entre crianças que apresentam quadro de doenças respiratórias como asma e rinite alérgica e, ainda, situações de stress emocional e ansiedade.

Um estudo publicado na Revista Paulista de Pediatria, em 2009, concluiu que a condição caracterizada pela atividade repetitiva da musculatura mastigatória sem função está presente em 40% das crianças dessa faixa etária, diminuindo para 17% em pequenos com idades entre 6 a 7 anos e aumentando novamente para 24% na faixa dos 8 a 9 anos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria identifica ainda que a condição do bruxismo pode agravar-se em crianças que passam muito tempo em frente às telas, quando o estado de concentração são muito prolongados, a criança pode apertar e ranger ainda mais os dentes.

Por isso, recomenda-se que a exposição da criança com até 2 anos de idade ao aparelhos eletrônicos seja nula. É muito importante que os pais tomem cuidado e evitem longas exposições dos seus filhos aos eletrônicos.

Se você percebe que o seu filho pode estar sofrendo dessa patologia, consulte um dentista especialista para que ele possa diagnosticar o que está causando o bruxismo e lhe indicar o melhor tratamento.  

 

Em Santa Terezinha, conte com a SUPER Odontopediatra, Dra. Heloísa Zanon e agende uma consulta.

Ver mais