BRUXISMO NA INFÂNCIA?

O Bruxismo, nome dado ao hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes, é um distúrbio que pode provocar diversos problemas, como o desgaste dos dentinhos, sensibilidade na dentina, dores crônicas de cabeça, endurecimento do pescoço, entre outros.

Nossa Especialista em Odontopediatra, Dra. Heloísa Zanon, explica que o distúrbio normalmente se manifesta durante a noite e pesquisas recentes indicam que ele afeta mais as crianças que têm entre 6 e 10 anos. Ela alerta que a recorrência do bruxismo do sono é maior entre crianças que apresentam quadro de doenças respiratórias como asma e rinite alérgica e, ainda, situações de stress emocional e ansiedade.

Um estudo publicado na Revista Paulista de Pediatria, em 2009, concluiu que a condição caracterizada pela atividade repetitiva da musculatura mastigatória sem função está presente em 40% das crianças dessa faixa etária, diminuindo para 17% em pequenos com idades entre 6 a 7 anos e aumentando novamente para 24% na faixa dos 8 a 9 anos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria identifica ainda que a condição do bruxismo pode agravar-se em crianças que passam muito tempo em frente às telas, quando o estado de concentração são muito prolongados, a criança pode apertar e ranger ainda mais os dentes.

Por isso, recomenda-se que a exposição da criança com até 2 anos de idade ao aparelhos eletrônicos seja nula. É muito importante que os pais tomem cuidado e evitem longas exposições dos seus filhos aos eletrônicos.

Se você percebe que o seu filho pode estar sofrendo dessa patologia, consulte um dentista especialista para que ele possa diagnosticar o que está causando o bruxismo e lhe indicar o melhor tratamento.  

 

Em Santa Terezinha, conte com a SUPER Odontopediatra, Dra. Heloísa Zanon e agende uma consulta.