Por todo lado escutamos falar sobre as famosas facetas, principalmente dos famosos que aparecem com "novos dentes" a partir da inclusão das facetas em seus sorrisos, e algumas vezes vemos que é faceta de resina, e outras vezes faceta de cerâmica, mas e aí, você sabe a diferença entre elas?


Então vem ler o que preparamos para você antes de fazer sua escolha sobre qual vai utilizar!

 

Faceta de resina ou cerâmica — o que são?


As facetas dentárias possuem espessura fina que podem ser comparadas à laminados e se parecem muito com dentes reais.

Elas estão ganhando cada vez mais espaço na odontologia estética e levando um sorriso mais bonito e ao mesmo tempo natural aos pacientes, e o melhor, elas são totalmente personalizadas e aplicadas na parte externa dos dentes.

Cada paciente procura esse tipo de tratamento por um motivo, que pode ser:

Alinhar os dentes;
Alterar a cor e o formato do sorriso;
Esconder imperfeições,
dentre outros diversos, mas sempre procurando um sorriso ainda mais lindo!

Como percebemos, as facetas podem ser feitas de diversos tipos de materiais, como a faceta de resina ou a de cerâmica, que também é conhecida como porcelana.

Na hora de escolher qual material é mais adequado para você, é preciso conhecer as caraterísticas de cada um desses materiais.

Características da Faceta de Resina


A faceta de resina é mais utilizada para tratamentos estéticos mais rápidos. Isso porque elas podem ser colocadas durante somente uma visita ao dentista, e, geralmente, requerem menos desgaste do dente na hora da colocação.

Neste caso, são indicadas para algumas correções, como:

Espaçamento entre os dentes;
Clareamento da cor;
Dentes trincados ou com parte quebradas.

Existem diversos tipos de resina no mercado, mas no geral, a faceta de resina possui menor vida útil comparada a resina de cerâmica, ou porcelana.

 

Como funciona a Faceta de Cerâmica?


A faceta de cerâmica ou porcelana é utilizada principalmente para transformações mais marcantes, como:

Mudança de formato;
Clareamento mais significativo para dentes muito escurecidos e manchados;
Alinhamento de diversos tamanhos;
Recuperação de desgastes ocasionados pelo bruxismo;
Fechar espaços.

Além disso, com a faceta de cerâmica, é possível ter mais escolhas no formato escolhido do dentes, por ser um material mais maleavel, facilita na hora de personalizar de acordo com os gostos do cliente.

Assim como ressaltamos anteriormente, esse material possui maior durabilidade comparada à resina, além disso, também apresenta maior resistência às manchas, mantendo a cor uniforme.

 

E agora, qual escolher?


Depois de saber tudo isso sobre as facetas e os materiais que ela pode ser feita, fica mais fácil de decidir qual delas fará parte do seu novo sorriso.

Mas é essencial lembramos você que sempre leve em consideração uma opinião profissional, portanto, antes de tudo, consulte o seu dentista, ele quem vai indicar o melhor tratamento considerando os seus desejos e necessidades.


Esse é o primeiro passo para o seu sorriso perfeito! Vamos sorrir juntos!