A busca do sorriso perfeito é um do grande sonho de qualquer pessoa, podemos citar um pensamento: ‘’um belo sorriso abre as portas do mundo’’. O sorriso harmonioso valoriza a estética e o desenvolvimento psicossocial do indivíduo e traz consigo um sinal de saúde e beleza. A perda dessa harmonia nos dentes anteriores leva a um perfil psicológico alterado, timidez excessiva e dificuldade de relacionamento.


                  A estética do sorriso é influenciada por três componentes: dentes, gengiva e lábios, a junção desses três elementos irá trazer um sorriso mais atraente e chamativo.
                  Um fator que afeta muito a harmonia é o sorriso gengival, mas o que seria o sorriso gengival? É quando mais de 3mm de gengiva maxilar é exibido durante o sorriso. Hoje existe várias opções para corrigir o sorriso gengival como a gengivoplastia, cirurgia ortognatica, essas são muitos agressivas e invasivas por se tratar um tratamento cirúrgico e com um valor alto. Uma ótima alternativa é a toxina botulínica que revolucionou o mercado com a praticidade e ser um tratamento rápido, não causando nenhuma  dor e leva em média 3 minutos.
                  A toxina botulínica é uma terapêutica utilizada a muito tempo, as indicações cosméticas têm se expandido e incluem o tratamento de linhas faciais em hiperfunção nas regiões da testa, periorbital, perioral e pescoço.
                  Como um produto pode ser tão eficiente? A toxina botulínica tem ação nos músculos da face, tem a afinidade com nervos neuro-motores que agem na movimentação do musculo, assim paralisando o musculo para que não ocorra a movimentação. Após a aplicação tem um tempo para que o fármaco atue no musculo. Leva em média 7 dias para começar o efeito e 20 dias após a aplicação tem o efeito máximo. A toxina atua no musculo durante 6 meses e após esse tempo será necessário uma nova aplicação.
                  A aplicação de toxina botulínica para tratamento de sorriso gengival é altamente eficaz e muito menos invasiva e não ocasiona nenhuma dor e o tratamento rápido, sendo feita com profissionais capacitados é eleita como o método de primeira escolha.