Você sabe se precisa usar aparelho?
Listamos alguns sinais importantes que devem ser considerados. Pois podem indicar a necessidade de um tratamento com aparelho ortodôntico:

Dentes Encavalados ou tortos
Um dos sinais mais claros, de que você pode precisar utilizar aparelho ortodôntico é quando possui dentes encavalados ou tortos. Isso geralmente acontece quando o tamanho dos dentes é maior que o tamanho dos maxilares, causando uma sobreposição de um dente sobre o outro.

Este problema além de afetar a autoestima do paciente, acarreta também dificuldades na mastigação e higienização. O que propicia, inclusive, o aparecimento de cáries e outros problemas relacionados a má higiene bucal.

Nesses casos, o aparelho ortodôntico pode ser indicado para melhorar o alinhamento dos dentes, deixando o sorriso mais bonito e melhorando a qualidade da mastigação e higienização dos dentes.

Diastema
Muitas pessoas lidam com este problema no dia a dia, mas poucos sabem que é possível tratar a Diastema, através da utilização de aparelho ortodôntico.

A Diastema é o espaço extra que se forma entre um ou mais dentes, costuma aparecer nos dentes frontais, porém pode ocorrer nos demais dentes.

Ocorre quando a quantidade de dentes é menor que a arcada dentária, ou quando os dentes são estreitos demais, deixando espaço entre eles. Apesar de não ser um problema efetivamente de saúde bucal, ocasiona com frequência, um incômodo estético.

Desproporções no tamanho da maxila e mandíbula
As desproporções no tamanho da maxila e mandíbula, podem ser aparentes de maneira que afetem inclusive o formato da face, causando um desiquilíbrio estético. Contudo, podem ser discretas e até imperceptíveis, necessitando de uma avaliação mais precisa para serem identificadas e tratadas.

É importante ficar atento, pois até pequenas distorções podem causar inúmeras disfunções no organismo. Interferindo na qualidade de vida e saúde dos pacientes. Com isso, pode ser necessário a utilização de aparelho ortodôntico para corrigir as desproporções entre a maxila e a mandíbula.

 

Dor na mandíbula, bruxismo e desgaste irregular dos dentes
As dores na mandíbula, assim como o bruxismo e os desgastes dentários podem estar associados ao problema citado acima “Desproporções no tamanho da maxila e mandíbula”. Ou mesmo ao desalinhamento dos dentes superiores e/ou inferiores, conhecido como “má oclusão”.

O bruxismo pode ter outras causas envolvidas, como situações de ansiedade, estresse, frustração, tensão e outros. No entanto, pode estar relacionado a um problema de saúde bucal e ser amenizado e até eliminado, através de um tratamento ortodôntico.

O bruxismo, assim como uma mastigação irregular, causada por um desalinhamento da arcada dentária, podem ser responsáveis pelo desgaste desigual de alguns dentes, e eventuais dores na mandíbula.

 

Dores de Cabeça, pescoço e ouvido
Este é um sinal importante de que você pode precisar utilizar aparelho ortodôntico, porém é um dos mais sutis. Isso porque existem inúmeras possíveis causas destes tipos de sintomas, dificultando com isso um diagnóstico mais rápido e prolongando assim o sofrimento do paciente.

Desse modo, a dor é na cabeça, mas a real causa pode estar na boca. Se você sofre com estes sintomas, fique atento, pois pode não ser uma simples enxaqueca ou problemas musculares, você pode estar lidando com uma disfunção da ATM.


Dificuldades na fala, mastigação e roncos
Você já parou para pensar que as dificuldades em pronunciar certas palavras, podem estar ligadas a problemas de má formação dos ossos da face? Sim. Casos graves de má formação da mandíbula ou maxila, podem afetar a fala. Além ainda de interferir na sua mastigação e ato de engolir.

Estes problemas podem ser corrigidos através do uso de aparelho ortodôntico, que ao corrigir o alinhamento dos dentes ou da arcada dentária, conseguem melhorar a mastigação. Além disso, pode liberar a língua para uma projeção melhor da fala. Além disso, melhora a respiração, reduzindo com isso, os roncos e melhorando a qualidade de vida do paciente.


Se identificou com algum destes sinais? Agende sua avaliação e nos faça uma visita!