A primeira coisa que você deve saber é que este é um tratamento de médio a  longo prazo, variando de 12 a 24 meses. Os valores são acessíveis, porém é importante ter um planejamento para que você consiga passar por todas as etapas com tranquilidade. Agora, vamos te guiar por todas elas.

Passo 1: AVALIAÇÃO

Esse é o momento do diagnóstico. E fazendo sua avaliação em uma unidade ORTOPLAN, você não paga nada!

Documentação odontologia

Nessa etapa o dentista realizará uma análise completa dos seus dentes, verificando qual o tratamento mais indicado e solicitando exames complementares e necessários.

Agende sua avaliação ORTOPLAN Ji Paraná

Passo 2: A ESCOLHA DO APARELHO

Depois da avaliação com o Especialista em Ortodontia e estudo do seu caso, o dentista poderá indicar um dos seguintes modelos:

  1. Aparelho convencional

Este é o mais comum dos aparelhos, aquele que possui fio metálico, bandas, braquetes e as famosas borrachinhas (que podem ser coloridas ou transparentes).

  1. Aparelho de porcelana

Faz parte da categoria dos aparelhos fixos estéticos, pois os braquetes são transparentes, deixando uma aparência bem mais discreta.

  1. Aparelho autoligado

Assim como o fixo metálico, ele também tem metal em sua confecção. Porém, não necessita de borrachinhas, pois o fio é preso diretamente aos braquetes. Isso torna seu uso mais confortável e discreto do que o modelo anterior.

  1. Aparelho Lingual

Também chamado de aparelho invisível, ele possui as mesmas características do tradicional (fixo metálico): utiliza fios, braquetes e borrachinhas. O que o faz “invisível", é o fato de que ele se localiza na parte interna dos dentes, permitindo que o tratamento siga quase imperceptível.

  1. Alinhadores transparentes

Estes são os verdadeiros invisíveis entre os modelos! Também são os mais modernos do mercado. Feitos sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente, são removíveis e não exigem visitas recorrentes ao dentista.

Aparelho invisível

Passo 3: MANUTENÇÃO

A manutenção é  mensal para que sejam feitos ajustes no aparelho e o alinhamento ocorra da melhor forma. Com exceção dos alinhadores transparentes, que acontece com menos frequência.

Passo 4: APARELHOS DE CONTENÇÃO

Após o dentista decidir que o tratamento está finalizado e seus dentes estão devidamente alinhados, é a hora de utilizar o aparelho móvel. Seu uso é necessário para que a posição dos dentes se estabeleça. 

Essas são as etapas do tratamento ortodôntico. Esperamos que esse blog tenha te ajudado a conhecer mais sobre o assunto, e te deixado mais próximo de realizar o sonho de ter um sorriso alinhado!

Caso você ainda tenha dúvidas se necessita de aparelho, leia nosso material:

Ebook Como saber se eu preciso usar aparelho