Na correria do nosso dia a dia quando chegamos em casa o que mais queremos é relaxar e dormir. Mas já parou para pensar o que acontece com seu corpo quando estamos dormindo? Difícil saber, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo.

        Mas o que é bruxismo? A analista técnica da coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde Flávia Oliveira explica que o bruxismo é um transtorno em o qual o indivíduo aperta ou range os dentes, de forma involuntária ou semivoluntária, durante o sono, chamado de bruxismo noturno, ou acordado em situações de estresse, chamado de bruxismo em vigília. O bruxismo em vigília é mais relacionado ao estresse, ansiedade ou uso de medicações, já o bruxismo noturno é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono, que pode ser desencadeado também pelo uso de medicamentos, por distúrbios neurológicos ou alterações respiratórias, como apneia.

 Diagnóstico

         O diagnóstico do bruxismo é simples. O ranger de dentes pode ser relatado por pessoas que moram com o paciente, no caso do bruxismo do sono. No caso do bruxismo em vigília, é o próprio paciente quem diz ao dentista que fica com os dentes encostados ou apertados. 

Tratamento

        Não existe cura para o bruxismo. Porém, é possível realizar o controle dos danos e diminuir o desconforto. Para isso, o recurso mais comum utilizado é o uso de placas interoclusais, elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e reduzir o atrito que provoca o desgaste dos dentes. O bruxismo geralmente ocorre por conta de problemas de saúde, para trata-lo e prevenir é recomendado que o paciente tente reduzir o estresse e a tensão. Para isso, algumas dicas são de ultilizar de métodos que te faça relaxar, como ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. 

     

 

 

 Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.