Ter dentes mais brancos e um belo sorriso é um desejo comum entre as pessoas. Além do efeito estético reflete na nossa autoestima, e ter dentes amarelados podem levar muita gente a deixar de sorrir. E uma opção para recuperar a cor natural dos dentes é o clareamento. Mas atenção!  O procedimento deve ser feito após avaliação com um dentista, e com as devidas orientações.  Receitas caseiras e "milagrosas" que circulam pela internet, além de não solucionar, podem causar danos à saúde bucal.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO ORTOPLAN ABELARDO LUZ

Mais do que proporcionar dentes brancos o clareamento é um tratamento de saúde e deve ser indicado e acompanhado pelo profissional dentista.  É um procedimento que exige respeito às normas de higiene, assim como, conhecimento aos limites biológicos do dente, que não clareiam mais após determinado tom, e também sobre os produtos que serão usados, e que envolvem eficácia comprovada e qualidade.  Por isso, não caia em ciladas aplicando as "infalíveis" receitas caseiras de clareamento divulgadas principalmente na internet, onde são indicados dezenas de produtos. Mais do que um desserviço à população, pois  eles não clareiam, essas indicações  ainda podem causar danos aos dentes e problemas na gengiva.

Riscos das receitas caseiras

Muitos sites, blogs, páginas no facebook, instagram, canais de youtube que se apresentam como especializados em dicas caseiras, acabam fazendo sugestões equivocadas  de produtos de clareamento dental. A lista tem itens como: carvão, água oxigenada, casca de banana, morango, suco de limão e o campeão de indicações, bicarbonato de sódio. O fato é que nenhum deles e outros similares têm potencial clareador.

RISCOS-RECEITAS-CASEIRAS-CLAREAMENTO

As substâncias presentes nesses produtos, na verdade, tem ação abrasiva e corrosiva. Assim,  sendo capaz de tirar uma ou outra mancha da superfície do dente,  e mesmo não atuando  nas limpezas mais profundas esses produtos podem remover a camada superficial da estrutura dental. O resultado é que,  além de causar danos nos dentes, também pode provocar problemas na gengiva,  e ainda ocasionar lesões e queimaduras na boca.

O que se constata na prática é que essas soluções caseiras podem causar problemas muito sérios à saúde bucal. Tais como: o surgimento  manchas irreversíveis nos dentes, principalmente se a pessoa possui restaurações, sensibilidade, sangramentos e problemas gengivais. Esses fatos demonstram que os riscos são muito grandes ao realizar uma técnica caseira. É comum o relato de dentistas da prestação de atendimentos à pacientes  emergenciais por danos causados por elas.

Também não é recomendado adquirir produtos de clareamento  encontrados em farmácias, eles, como os métodos caseiros, não possuem eficiência e podem causar efeitos indesejados, nos dentes e gengivas. E ainda não apresentar nenhum resultado clareador.

CLAREAMENTO-FARMÁCIA

Clareamento seguro

Sim, clareamento dental é um procedimento absolutamente seguro, se feito de maneira correta e acompanhado por um profissional dentista. E é preciso esclarecer mitos que são divulgados: que ao clarear  os dentes, isso possa tirar o esmalte e a proteção deles, ou causar desgaste e enfraquecimento. Isso é fake. Ao contrário é um tratamento bastante simples, quando realizado por um dentista.

O clareamento com certeza que dará à você dentes mais brancos, deixará seu sorriso mais bonito e ainda melhorará sua autoestima. Mas é necessário uma avaliação, indicação e acompanhamento por um dentista. Destacando que o resultado do tratamento não será igual para todas as pessoas, mas de acordo com as condições particulares do organismo de cada uma. A eficiência e durabilidade do clareamento também podem ser diferentes em pessoas que fumam ou consomem café em excesso.

Para indicar a técnica correta e com resultados mais satisfatórios o profissional precisa também analisar os  fatores que contribuem para que os dentes fiquem amarelos. Entre eles estão  a idade, hábitos alimentares,  uso de medicação, entre outros  que influenciam na alteração da cor. Como ainda, se há a  presença de restaurações, manchas causadas por excesso de flúor.

Somente o dentista saberá dizer qual o tratamento recomendado. O clareamento realizado no consultório, com o uso de laser, luz ultravioleta e também moldeiras. Neste último, o paciente utiliza em casa a moldeira, o gel e a quantidade de produto prescrita pelo profissional. É indispensável em todos os procedimentos a análise criteriosa do caso do paciente pelo dentista, para que este indique a concentração apropriada de gel clareador de acordo com a necessidade do mesmo.

CLAREAMENTO-DENTISTA

Agende uma avaliação com nossos profissionais e tire suas dúvidas sobre o clareamento dental. São vários tipos de técnicas que podem ser empregadas dependendo das características dos seus dentes e suas preferências. Realize o sonho de ter os dentes mais brancos com os profissionais dentistas da ORTOPLAN.

Ainda tem dúvidas? Baixe nosso e-book!

EBOOK-CLAREAMENTO-ORTOPLAN