Alguma vez você já sentiu a sua gengiva inchada e avermelhada acompanhada de uma dorzinha incômoda que irrita principalmente na hora da mastigação e escovação? Isso pode ter sido uma gengivite.

Pois é, nem todos sabem identificar esse problema bucal e nem ao menos sabem que é possível de acontecer.

Vem com a gente que no texto do blog de hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a Gengivite por meio de 5 perguntas.

1- Como se caracteriza a Gengivite?

A Gengivite é um inflamação que atinge a gengiva. Ela é provocada pelo acúmulo de sujeiras que seram as placas bacteríanas entre a gengiva e o dente. Caso não sejam tratadas adequadamente, pode passar para outros dentes, até mesmo pode afetar o osso que os dentes ficam fixados.

2- Quais podem ser as causas da Gengivite?

Diversos fatores podem casusar a gengivite, então todos nós estamos propícios a sofrer desse problema bucal, porém, o motivo mais comum que resulta em gengivite é a falta de higiene bucal adequada.
"e quais fatores mais causam esse problema?"
Aqui vão alguns: fumo, diabetes, baixa imunidade, boca seca, velhice, uso de certos medicamentos, mudanças hormonais (gravidez, menstruação, uso de anticoncepcionais), carência de vitaminas, infecções (virais ou fúngicas), uso de aparelhos bucais mal higienizados ou encaixados, reação alérgica.

3- Quais sintomas são sentidos por quem sofre de gengivite?

Nem todos os casos, o paciente sofre com dor da inflamação no loca, mas quem sofre pode sentir alguns sintomas: gengiva avermelhada, inchaço, sensibilidade maior nos dentes e gengiva, sangramentos na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental, gengivas se separam ou se afastam dos dentes, mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

4- A Gengivite pode virar Periodontite?

A Gengivite é a primeira fase da doença periodontal, então é claro que se ela não for tratada corretamente por um profissional nessa fase, ela pode progredir para um periodontite.
A periodontite consiste em um quadro mais grave, causando inflamação nos tecidos ao redor do dente, levando a outros problemas, como, a retração da gengiva, reabsorção óssea, causando a perda dentária.

5- Como prevenir esse problema bucal?

O principal caminho para se prevenir da gengivite é dando mais atenção para a higiene bucal, com a escovação diária dos dentes, língua, parte interna das bochechas, céu da boca, uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia.
O uso do fio dental e do enxaguante bucal também tem poder de diminuir as bactérias bucais, melhorando ainda mais a higiene e diminuindo os riscos de uma futura gengivite.

Estar em dia com suas visitas ao dentista também ajuda na prevenção deste problema bucal. A visita ao profissional de 6 em 6 meses é essencial para manter a higienização em dia e estar por dentro do quadro atual da saúde da sua boca.
Faça já o seu agendamento e visite a unidade ORTOPLAN mais perto de você para ficar em dia com a sua saúde.
Vamos sorrir juntos!