Notícias mais recentes

ESPECIALISTA RESPONDE : PROFILAXIA RESPONDE 12/06/2019 10:35

PROFILAXIA DENTÁRIA 

A palavra pode parecer estranha para alguns, mas, de certa forma, você realiza essa ação todos os dias. O termo indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional. 

COMO É FEITA A PROFILAXIA DENTÁRIA?

Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação . Vale ressaltar que ela deve ser realizada pelo dentista com o motor de baixa rotação.
Assim, após essa escovação supervisionada, o odontologista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente. O grande beneficio dessa limpeza é remoção do biofilmedentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que torne-se como um hábito.

ALGUM PREJUÍZO PODE OCORRER CASO ELA NÃO SEJA FEITA?

Para os pacientes que seguem e possuem em sua rotina uma higiene bucal correta, o dentista esclarece que não há nenhum prejuízo para a saúde bucal se a profilaxia no consultório não for feita. “A profilaxia pode ser realizada pelo paciente, apenas com o hábito e o correto uso da escova e fio dental”, destaca ele. No entanto, vale ressaltar que a raspagem do tártaro deve ser realizada exclusivamente pelo dentista para que nenhum prejuízo com a saúde da boca aconteça.

 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : APARELHO FIXO 05/06/2019 16:38

O aparelho fixo é o mais famoso dos aparelhos e um dos tratamentos mais desejados para a correção de dentes tortos ou de problemas de mordida errada. Visto como a forma mais comum de tratamento ortodôntico, o aparelho fixo é uma ferramenta que exige atenção a médio e longo prazo e cuidados indispensáveis, mas que pode proporcionar ótimos resultados para quem busca corrigir algum problema ortodôntico.

Como funciona?

O aparelho fixo é chamado de fixo justamente porque ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidos a partir de ligas de aço inoxidável, e que são colados aos dentes com resina. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal.

O arco tem formatos e diâmetros variáveis, e é trocado pelo ortodontista com a evolução do tratamento, regulando a força e a tensão ortodôntica aplicada sobre os dentes. É essa tensão e forças que fazem com que os dentes se movam vagarosamente, saindo da posição original em direção à posição correta ou ideal, previamente estudada pelo dentista. 

Nas versões mais tradicionais do aparelho fixo, para fixar o fio nos bráquetes, são utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CHECK - UP ODONTOLÓGICO 30/05/2019 17:23

A prevenção é o melhor remédio. Essa conduta pode evitar muitas doenças e complicações relacionadas ao nosso corpo, incluindo o universo bucal. Uma simples forma de praticá-la é realizando o check-up odontológico preventivo

É UM PROCEDIMENTO BEM SIMPLES

Garante que o procedimento é muito simples e evasivo. "O check-up pode ser feito pelo seu dentista tanto com instrumentos convencionais como sonda e espelho, ou com o uso de câmera digital intraoral que aumenta em até 70x a imagem", explica. O profissional conta que com esta tecnologia, o paciente pode acompanhar o que está sendo feito na sua boca durante a inspeção e possibilita uma maior visibilidade de cáries em fases bem iniciais ou falhas em restaurações antigas.

É POSSÍVEL PREVENIR ATÉ MESMO O CÂNCER DE BOCA

Através do check-up podemos detectar a presença de doenças bucais em seus primeiros estágios. "Tártaros, inflamações gengivais, defeitos ou infiltrações em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o próprio câncer de boca". Assim, o tratamento fica mais simples para sua saúde.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : LENTE DE CONTATO DENTAL 23/05/2019 17:26

A lente de contato dental é um tratamento odontológico semelhante às facetas de porcelana. A diferença é que as lentes têm menor espessura, podendo chegar a até 0,2 milímetros.

Por serem muito finas, as lentes de contato dentais não são tão efetivas na hora de corrigir problemas na coloração dos dentes. Se a cor da sua dentição te incomoda e você pretende investir na lente de contato dental, faça um clareamento antes de iniciar este tratamento odontológico.

A lente de contato dental é indicada para corrigir formato ou tamanho dos dentes, além de problemas no distanciamento entre eles, como diastemas. A grande vantagem é exigirem um menor desgaste dos dentes em comparação com as facetas de porcelana.

Como o investimento é alto e o procedimento é irreversível, alguns dentistas oferecem as mock ups: lentes temporárias para que o paciente veja somo será o resultado antes do tratamento final.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CLAREAMENTO DENTÁRIOS 14/05/2019 10:16

O que é o clareamento dental?

O Clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência.

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada. 

 A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

 Por que realizar esse tratamento? 

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento. 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : PRÓTESE DENTÁRIA 07/05/2019 14:05

O que são Próteses Dentárias? É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

Por que realizar esse tratamento? As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores: 
Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente. 
Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior. 
Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Tipos de Próteses: Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes. 
Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização. 
Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : IMPLANTES DENTÁRIOS 30/04/2019 14:03

Qualquer pessoa pode realizar um implante dentário?
Não, pessoas que fumam em excesso ou há muito tempo, tem diabetes e não segue as orientações médicas, está em tratamento de câncer, tem hepatite ou osteoporose, não podem realizar o procedimento do implante dentário devido a riscos que podem conter.
 
Vou sentir dor no processo cirúrgico?
Dependerá da sua sensibilidade. Porém, na maioria dos casos esta fase do implante é realizada com anestesia e o paciente ficará indisposto apenas no dia da cirurgia, estando apto a voltar às sua atividades normais no dia seguinte.
 
Após a finalização do meu tratamento, o que faço?
Recomenda-se que o paciente agende um retorno preventivo a cada 06 meses após a finalização do tratamento para manutenção da prótese.
Ver mais

Lentes de Contato Dentais 09/03/2019 12:04

As lentes de contato dentais são uma tendência estética na odontologia. 

A onda das selfies e os dentes super brancos dos artistas influenciam de maneira positiva a saúde da boca dos brasileiros.

Segundo o IBGE, houve um aumento de 300% no número de pacientes que querem fazer lentes de contato.

Quando o paciente busca sorrisos mais bonitos, nós dentistas somos responsáveis por proporcionar um mix de beleza e saúde.

Vamos combinar: sorrir nunca sai de moda, e sorrir com dentes brancos e bem alinhados gera muito mais curtidas.

Você pode escolher a cor, o formato e o tamanho das lentes. Fazemos ainda uma prova chamada mock up, assim você tem certeza que era isso que desejava.

 

Ver mais

Qual pasta de dente seu filhinho deve usar? 25/09/2018 12:34

 

O flúor tem um papel muito importante na prevenção de cáries: ele se une ao esmalte dos dentes, deixando-os mais resistentes aos ácidos bacterianos. Porém ele não deve ser ingerido nem pela criança e nem pelos adultos.

A ingestão excessiva causa manchas nos dentes em formação.

Então qual pasta usar para seu filhinho?

Quando a criança ainda não consegue cuspir, nós recomendamos creme dental SEM flúor, assim evita-se que o excesso cause as manchas, que são chamadas de fluoroses.

Mas qual a quantidade de pasta que devo por na escova? Não devemos utilizar a mesma quantidade que são mostradas nas propagandas de pasta, mas apenas “sujar” a escova das crianças, ou seja, algo como a quantidade de um grão de arroz cru. Isso serve apenas para os pequenos sentirem um sabor gostosinho ao escovar os dentes, porque não queremos que eles engulam produtos químicos sem necessidade.

A partir do momento em que temos certeza que as crianças sabem cuspir, podemos introduzir os cremes dentais com flúor e aumentar a quantidade para algo equivalente a um grão de ervilha.


Uma dica bem interessante é mandar para a escolinha pasta sem flúor, pois a criança tem mais acesso e nem sempre a quantidade usada é controlada!

Se você tem alguma dúvida ou algo para nos contar, escreva para nós. Estamos à sua disposição.

Abraços de toda a equipe.

 

Ver mais

Caiu? Quebrou o dente? O que fazer? 24/09/2018 17:10

Crianças são muito ativas, e quando elas brincam elas realmente ficam distraídas. Quedas e pancadas são bem frequentes. O que é frequente também é a perda ou a fratura dos dentes da frente, mas se isso ocorrer o que você deve fazer?

As mães ficam bem apavoradas quando a boquinha de seus filhos estão cheia de sangue. Em primeiro lugar devemos tentar visualizar o que aconteceu, vamos acalmar a criança e após isso devemos secar o local com gaze ou algodão. Não recomendamos o bochecho com água, porque isso estimula mais o sangramento.

Além do cuidado de morder levemente uma gaze ou algodão, temos que guardar o pedaço do dente que quebrou, isso se não foi o dente inteiro que saiu. Sim, sim, o pedaço do dente pode ser colado, e se saiu o dente pode ser reimplantado, mas não faça isso sozinha. Para colar ou reimplantar temos que tomar alguns cuidados. Após procurar por todos os lugares o pedaço de dente ou o próprio dente ele deverá ser colocado em um recipiente com água filtrada, ou leite, ou melhor ainda a própria saliva do paciente.

Nós dentistas devemos ser informados imediatamente para que possamos prontamente atender essa criança.

Se você conhece alguem que teve algum acidente com a boquinha e teve seu dentinho quebrado conte-nos nos comentários abaixo como foi, e o que foi feito.

Estamos sempre a disposição para ajudar.

Ver mais