Solicite o seu agendamento

Data e horário do agendamento

Informações de contato

Mensagem (opcional)

*O agendamento estará sujeito
a disponibilidade de agenda
  • CLÍNICA ORTOPLAN UBATUBA - SP
  • CLÍNICA ORTOPLAN UBATUBA - SP
  • CLÍNICA ORTOPLAN UBATUBA - SP
  • CLÍNICA ORTOPLAN UBATUBA - SP

CLÍNICA ORTOPLAN UBATUBA - SP

Em Ubatuba, uma Clínica que atende as principais especialidades odontológicas. Você e sua Família fazem todo tratamento odontológico no mesmo local com Segurança, Qualidade e Conforto.

Solicite um agendamento Fale conosco

Responsável Técnico Dra. Lúcia Helena Serrano Velasque Lio CROSP 47.923

Nossa equipe

Além da alta qualificação profissional exigida, os dentistas da ORTOPLAN recebem treinamento para oferecer um tratamento personalizado

Conheça nossos tratamentos

Saiba um pouco mais sobre os tratamentos que realizamos, solicite um agendamento.

Blog

Todas as nossas notícias e dicas você acompanha na íntegra no nosso Blog.

Você usa prótese total? 14/08/2018 17:16

O QUE ACONTECE QUANDO UM PACIENTE USA UMA PRÓTESE TOTAL?

Com passar do tempo, os ossos dos maxilares sem dentes vão sendo reabsorvidos e a prótese que no início estava bem firme, começa a ficar solta. E essa é uma das grandes vantagens do implante dentário, ele irá ficar integrado ao osso maxilar e irá sinalizar para o organismo que existe uma nova estrutura no local que necessita do osso ao redor. Isso irá cessar ou diminuir em muito o processo de perda óssea ao longo da vida.

Já a prótese total com implantes vai necessitar de uma quantidade de acrílico, muitas vezes, mínima, deixando todo o céu da boca livre para o paciente sentir a presença dos alimentos, ter uma sensação de boca livre e prevenir infecções fúngicas. Também pode ser uma prótese totalmente apoiada nos implantes o que evita lesões nas gengivas. Também, pelo fato de ter implantes integrados ao osso, ela irá impedir o processo de reabsorção óssea (perda dos ossos dos maxilares).

 Quais os tipos de prótese total sobre implante?

 PRÓTESE TOTAL SOBRE IMPLANTES FIXA

Também conhecida como Protocolo

Esse trabalho é confeccionado da seguinte maneira: serão colocados 4 implantes na maxila ou mandíbula e sobre esses implantes será desenvolvida uma prótese total. Essa prótese terá internamente uma estrutura metálica que irá ser parafusada sobre os implantes, deixando a prótese totalmente fixa. Apenas o Dentista será capaz de removê-la. Muitas Vantagens como: Céu da boca livre, Prótese totalmente fixa, Mínima quantidade de acrílico.

PRÓTESE TOTAL SOBRE IMPLANTES REMOVÍVEL

Overdenture

Esse trabalho é confeccionado da seguinte maneira: Também serão colocados 4 implantes na maxila ou mandíbula e sobre esses implantes será desenvolvida a prótese total. Entretanto, essa prótese terá um sistema de conexão aos implantes que permitirá ao paciente retirá-la e recolocá-la sobre os implantes. Uma das vantagem é que podem ser removidas para higienização.

Converse com nossos especialistas, pergunte, esclareça suas dúvidas e então escolha qual a melhor opção de tratamento para você, invista em você e em quem você ama, melhore sua saúde.

Qualidade de vida é voltar a sorrir!!!

 

 #ImplantandoSonhos

#OSorrisoNosConecta

 

 

 

 

 

Ver mais

QUANTO TEMPO DEMORA? 22/08/2018 10:55

Provavelmente você já escutou, ou alguém comentou que viu em algum programa de Tv, ou fez alguma pesquisa na internet...

...A frase...

“... fez a cirurgia do implante e a prótese no mesmo dia, já saiu com os dentes”!

Respeitar o tempo de cicatrização (ósseo integração) do nosso organismo é muito importante, para não jogar fora todo o trabalho,   dedicação e investimento.

Imagina ter que repetir todo o processo!

Acreditamos que ninguém gostaria de passar por isso, certo?

Outro fator importantíssimo, além do tipo de implante utilizado, é a definição da velocidade para se finalizar o trabalho é a qualidade e a quantidade do osso existente no local a ser instalado o implante, por isso que na avaliação solicitamos Tomografias Computadorizadas que é o exame mais preciso para determinar a quantidade óssea.

Então vamos lá!!!

Etapa 1. Avaliação  

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente é submetido a exames clínicos e de imagem para avaliar a necessidade do implante dentário.

Etapa 2. Colocação do implante dentário

A cirurgia de implante geralmente é feita em consultório odontológico, com anestesia local, em procedimento semelhante à extração de um dente.

Independente do tipo de implante, unitário, 2 ou 3 implantes, overdenture ou completo (protocolo), a colocação é feita no mesmo dia e a cirurgia dura cerca de 1 hora.

Etapa 3. Osseointegração

Essa é a fase mais delicada do tratamento de implante dentário.

Após a instalação dos pinos, o organismo inicia o processo de cicatrização e integração do parafuso ao tecido ósseo. Por ser de titânio, o implante é biocompatível e totalmente inerte ao osso, não havendo 1% de risco de rejeição.

É necessário que o implante esteja bem seguro antes da colocação das próteses, para suportar a pressão exercida pela mastigação.

Etapa 4.  Colocação da prótese

 

Agora que o implante dentário já está integrado ao osso, é chegada a hora de colocar a prótese. Ela é feita com base no tamanho e coloração dos dentes preexistentes, para que o resultado seja o mais natural possível.

 Afinal, no total quanto tempo é o tratamento de implante dentário?

Para os casos mais simples, sem necessidade de tratamentos ou correções prévias, o tratamento de implante dentário demora, em média, 8 meses até a avaliação final, após a colocação e adaptação do paciente às próteses.

Em casos mais severos, onde é necessário enxerto ósseo, por exemplo, o tratamento de implante dentário, desde a avaliação até a prótese dura cerca de 2 anos.

Apesar de demorado, os resultados obtidos com o implante dentário são muito mais do que estéticos.

O tratamento restabelece a mastigação, realinha a arcada e evita problemas graves, como as disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

 

Ver mais

NOSSA BOCA TAMBÉM PRECISA DE CHECK-UP! 21/09/2018 15:13

A saúde bucal, tanto quanto a saúde geral, precisa passar por check-ups periódicos.

Você bem sabe a diferença entre saúde preventiva e saúde curativa, correto? Então é para você que vai esta mensagem, afinal, você certamente é o tipo de pessoa que tem consciência de que muitos problemas avançam de forma silenciosa, sem que o Paciente nada sinta. Por isso, procura fazer seu check-up médico periodicamente e se mantém atento a indicadores como níveis de colesterol e açúcar no sangue, por exemplo.

Mas e o check-up da Saúde Bucal, como anda?

Isso mesmo! Nossos dentes e gengivas também são capazes de nos mostrar precocemente indicadores importantes, antes mesmo que os incômodos sintomas das patologias – como a dor, as inflamações da face e as infecções – apareçam.

Visitas a cada seis meses à Dentista é o que garante esse acompanhamento preventivo. Um check-up odontológico permite uma análise de alta precisão nos dentes, nas gengivas e nos tecidos bucais,  detectando precocemente problemas como:

  • Cáries em estágios iniciais;
  • Presença de placa bacteriana;
  • Trincas e desgastes no esmalte dentário;
  • Cáries sob próteses;
  • Inflamações gengivais;
  • Infiltrações em restaurações e próteses;
  • Cálculo dentário em formação e grau de desenvolvimento do cálculo dentário avançado;
  • Cáries em locais de difícil acesso ou visualização (como as que se formam nos sulcos dos dentes molares e pré-molares, entre os dentes);
  • Determinação do nível de profundidade de cáries em estágio avançado;
  • Nível de conservação das restaurações.
 

Todo este procedimento dura cerca de 30 minutos. Após o exame, a dentista explica ao paciente sobre o quadro clínico encontrado, as medidas profiláticas e os tratamentos mais indicados, quando for o caso.

Conhecer o verdadeiro estado da sua saúde bucal é algo que pode ser feito de maneira confortávelrápida e muito eficaz para garantir a prevenção de uma série de complicações!

Se Você tem alguma dúvida sobre tratamentos odontológicos envie-me uma mensagem através de email ou WhatsApp com o que Você quer saber que eu terei o máximo prazer em te ajudar, ou quem sabe, produzir uma nova dica sobre o assunto.

Ver mais

VOCÊ SABIA QUE PODE LIVRAR-SE DA CÁRIE ?!?! 01/03/2019 17:45

 

Saiba como a doença da Cárie ocorre e como pode ser evitada!!! 

 

A Cárie é uma doença infectocontagiosa, ou seja, é transmitida de pessoa para pessoa, e multifatorial, precisa que diversos fatores para que ela ocorra. Destaco, principalmente, os seguintes:

  1. o dente natural – em dente artificial não ocorre a cárie;
  2. restos de alimentos, principalmente os ricos em açúcar – resultado de uma higienização deficiente;
  3. bactérias específicas da cárie – é preciso que a pessoa esteja contaminada pelas bactérias específicas da cárie – aproximadamente 90% da população mundial é afetada pela doença da cárie;
  4. e finalmente, tempo. A cárie não ocorre instantaneamente. É preciso que haja a ação das bactérias sobre os restos de alimentos depositados sobre o esmalte dos dentes durante um tempo razoável.

Assim, para se ter uma saúde bucal adequada é preciso atenção aos “3 Pilares da Saúde Bucal” que são:

  • Hábitos alimentares saudáveis;
  • Boa higienização - escovação adequada dos dentes, uso do fio dental e enxaguantes bucais;
  • Visitas periódicas ao Cirurgião Dentista.

Em uma próxima dica vou detalhar cada um dos “3 Pilares da Saúde Bucal” para que você tenha uma saúde bucal perfeita e livre de cáries!

 

 

Dr. Vítor Velasque Lio
Cirurgião Dentista – CROSP 121.138
Clínico Geral
Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : IMPLANTES DENTÁRIOS 30/04/2019 14:04

Qualquer pessoa pode realizar um implante dentário?
Não, pessoas que fumam em excesso ou há muito tempo, tem diabetes e não segue as orientações médicas, está em tratamento de câncer, tem hepatite ou osteoporose, não podem realizar o procedimento do implante dentário devido a riscos que podem conter.
 
Vou sentir dor no processo cirúrgico?
Dependerá da sua sensibilidade. Porém, na maioria dos casos esta fase do implante é realizada com anestesia e o paciente ficará indisposto apenas no dia da cirurgia, estando apto a voltar às sua atividades normais no dia seguinte.
 
Após a finalização do meu tratamento, o que faço?
Recomenda-se que o paciente agende um retorno preventivo a cada 06 meses após a finalização do tratamento para manutenção da prótese.
Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : PRÓTESE DENTÁRIA 07/05/2019 14:11

O que são Próteses Dentárias? É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

Por que realizar esse tratamento? As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores: 
Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente. 
Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior. 
Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Tipos de Próteses: Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes. 
Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização. 
Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE - CLAREAMENTO DENTÁRIO 14/05/2019 10:17

O que é o clareamento dental?

O Clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência.

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada. 

 A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

 Por que realizar esse tratamento? 

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento. 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE: APARELHO FIXO 05/06/2019 16:39

O aparelho fixo é o mais famoso dos aparelhos e um dos tratamentos mais desejados para a correção de dentes tortos ou de problemas de mordida errada. Visto como a forma mais comum de tratamento ortodôntico, o aparelho fixo é uma ferramenta que exige atenção a médio e longo prazo e cuidados indispensáveis, mas que pode proporcionar ótimos resultados para quem busca corrigir algum problema ortodôntico.

Como funciona?

O aparelho fixo é chamado de fixo justamente porque ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidos a partir de ligas de aço inoxidável, e que são colados aos dentes com resina. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal.

O arco tem formatos e diâmetros variáveis, e é trocado pelo ortodontista com a evolução do tratamento, regulando a força e a tensão ortodôntica aplicada sobre os dentes. É essa tensão e forças que fazem com que os dentes se movam vagarosamente, saindo da posição original em direção à posição correta ou ideal, previamente estudada pelo dentista. 

Nas versões mais tradicionais do aparelho fixo, para fixar o fio nos bráquetes, são utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : PROFILAXIA DENTÁRIA 12/06/2019 10:36

PROFILAXIA DENTÁRIA 

A palavra pode parecer estranha para alguns, mas, de certa forma, você realiza essa ação todos os dias. O termo indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional. 

COMO É FEITA A PROFILAXIA DENTÁRIA?

Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação . Vale ressaltar que ela deve ser realizada pelo dentista com o motor de baixa rotação.
Assim, após essa escovação supervisionada, o odontologista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente. O grande beneficio dessa limpeza é remoção do biofilmedentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que torne-se como um hábito.

ALGUM PREJUÍZO PODE OCORRER CASO ELA NÃO SEJA FEITA?

Para os pacientes que seguem e possuem em sua rotina uma higiene bucal correta, o dentista esclarece que não há nenhum prejuízo para a saúde bucal se a profilaxia no consultório não for feita. “A profilaxia pode ser realizada pelo paciente, apenas com o hábito e o correto uso da escova e fio dental”, destaca ele. No entanto, vale ressaltar que a raspagem do tártaro deve ser realizada exclusivamente pelo dentista para que nenhum prejuízo com a saúde da boca aconteça.

 

Ver mais

O que nossos clientes dizem sobre nós

Esta clínica ainda não recebeu nenhuma avaliação.

Seja o primeiro a avaliar esta unidade!

Qualidade ORTOPLAN

MISSÃO

Proporcionar ao cliente uma experiência diferente quanto ao atendimento administrativo e clínico, atuando com ética e dedicação aos tratamentos, promovendo, assim, saúde bucal de qualidade e felicidade ao cliente, investindo sempre em nossos colaboradores nos conhecimentos técnico e humano, pensando sempre no cliente e em sua família.

Fale conosco