Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>

Quase todo mundo sabe que não se pode acreditar em tudo que se lê. O que faz bem e o que faz mal para sua saúde bucal, só um dentista pode responder. Para acabar com alguns mitos contados por aí, o Terra entrevistou o cirurgião-dentista, Faisal Ismail, da ORTOPLAN.


1 – A perda dos dentes é consequência natural do envelhecimento

MITO! A perda dentária é consequência de doenças gengivais maltratadas, traumas e composição genética. Com tratamento de prevenção é possível chegar à terceira idade com todos os dentes na boca.


2 – O uso de implantes ou próteses totais (dentadura) não precisam de controle periódico no dentista

MITO! Os implantes dentários precisam da mesma manutenção gengival e descontaminação semestral dos dentes. Pacientes com próteses também devem fazer visitas regulares para avaliação da adaptação e dos tecidos moles, como gengivas e bochecha.


3 – Não vou ao dentista porque não sinto dor

MITO! A ausência de dor infelizmente, não significa ausência de problemas bucais. A doença periodontal, por exemplo, que é a inflamação gengival, não costuma doer, a não ser em casos já avançados.


4 – Bebês que ainda não têm dentes não precisam fazer higiene oral

MITO! Mesmo sem dentes é importante que os pais façam limpeza da gengiva e região com uma gaze umedecida.


5 – Mau hálito é problema de estômago

MITO! O mau hálito pode ter origem local, sistêmica ou ainda ser causada pelos dois fatores associados. Problemas estomacais como gastrite ou úlcera não provocam mau hálito. Em geral, o mau hálito é provocado por problemas decorrentes de higiene oral malfeita ou infecção nas vias aéreas superiores.


6 – Tudo bem, de vez em quando, usar apenas antisséptico oral em vez de escovar os dentes

MITO! Uma boa higiene depende principalmente de escova e fio dental. Os antissépticos são coadjuvantes, mantendo o hálito puro e refrescante por mais tempo. Dê sempre preferência a um produto que não contenha álcool.


7 – O clareamento dental caseiro ou com aplicação de laser desgasta a estrutura do esmalte dos dentes

MITO! O processo de clareamento atua nas partículas que colorem o dente sem provocar qualquer tipo de desgaste ou dano à estrutura dentária.


8 – O herpes labial pode ser mais rapidamente curada com o uso de pomadas específicas

MITO! Geralmente o vírus do herpes precisa cumprir seu ciclo de 7 a 14 dias, independentemente do uso de medicação, a não ser que sua presença seja detectada logo no 1º dia de manifestação. Neste caso, teremos o processo de cura e cicatrização acelerado.


9 – Restaurações em resina tem maior possibilidade de fratura e infiltração que restaurações em amálgama

MITO! Hoje, contamos com resinas resistentes e preparadas para receber grandes esforços mastigatórios, que não deixam a desejar em nada em termos de resistência e adaptação para as antigas restaurações metálicas.


10 – Próteses removíveis desgastam e estragam os dentes com o tempo

MITO! Isso não acontece desde que estejam bem adaptadas, feitas dentro da técnica adequada e com correta escovação diária.


 11 – Se o dente de leite do meu filho não cair sozinho, não devo me preocupar com ele

MITO! Os dentes de leite, ou decíduos, são temporários e servem como guia para a erupção dos permanentes. Sempre que houver qualquer dúvida por parte dos pais, um odontopediatra deve ser consultado.


12 – Todos temos que remover os sisos antes mesmo que eles nasçam

MITO! Os sisos só devem ser removidos quando for detectada a ausência de espaço para eles ou se seu nascimento implicar em mal posicionamento dos demais elementos.


13 – Quanto maior e mais dura for a escova dental, melhor é a limpeza

MITO! Na realidade, a escova dental deve ser pequena ou média para alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também ter cerdas macias para não machucar a gengiva.


Fonte: http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/10-mentiras-que-contam-sobre-saude-bucal,3a2cb9f5bd96dbaa220ea569d3e0a48eaxlwcbnn.html