Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>

A parceria entre dentista e atleta permite a prevenção e o tratamento eficaz de problemas bucais, de traumas típicos de esportes de contato e, principalmente, evita que infecções ganhem proporções grandes e acabem prejudicando a saúde e o desempenho dos atletas.


“Entre esses problemas estão a má-oclusão dental e as infecções (gengivite e canais não tratados). Ambos podem provocar problemas de mastigação, dificultando o aproveitamento da energia dos alimentos, fundamental para a vida dos atletas”, diz a especialista.


Essas infecções, se não tratadas, podem, ainda, levar bactérias pela corrente sanguínea até algumas partes do corpo do atleta, causando mais que um simples desconforto. A endocardite bacteriana, por exemplo, é uma doença provocada por esses microorganismos, que afeta as válvulas e os tecidos do coração, podendo levar à morte.


Problemas de respiração bucal e ausência dental também podem atrapalhar o atleta. “O esforço extra que o atleta que respira pela boca faz para puxar o ar pode comprometer seu desempenho de uma forma geral. Já no caso de falta de dente, se houver ausência em apenas um lado da boca, a pessoa pode forçar demais o outro lado, causando problemas de ATM (articulação-temporomandibular)”, diz Dagmar.


Na verdade, o simples fato de o esportista não cumprir com os cuidados básicos para uma boa higienização bucal pode prejudicar dias de treinamento. “Um atleta com uma saúde bucal frágil tem mais chance de ter lesões e para se recuperar delas”, diz a especialista.


Vulnerável e com dores, o esportista ficará incapacitado de oferecer seu melhor desempenho em competições. “Manter a saúde bucal em dia com uma escovação frequente, o uso do fio dental e de raspadores linguais ajudam a manter o corpo saudável e melhoram a integridade física, mental e sensorial de qualquer pessoa”, diz Dagmar.


Importância dos protetores bucais 

A National Youth Sports Foundation, dos Estados Unidos, entidade dedicada aos estudos e à prevenção de traumas esportivos, afirma que todo atleta envolvido em uma atividade esportiva de contato físico tem até 10% de chance, durante uma temporada, de sofrer lesão facial.


“Esse tipo de modalidade aumenta o risco de quebras, rachadura nos dentes, fratura de próteses, ferimentos em tecidos moles bucais e danos à raiz dos dentes. Mas tudo isso pode ser evitado com o uso de protetores bucais que permitem que o atleta exerça essas atividades com segurança”, diz a especialista.



Os protetores bucais podem ser personalizados atendendo a anatomia e as necessidades de cada esportista. Eles devem ser usados na arcada superior e inferior, embora na de cima sejam mais comuns. “São exemplos de esportes de contato que precisam desses protetores o basquete, futebol, judô, karatê, handebol, MMA, entre outros”, diz Dagmar.


Fonte:  http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/esporte-problemas-bucais-fazem-rendimento-diminuir-ate-21,2ebaca682edc499f6cec2b542b426d67ggwhRCRD.html