As franquias ficaram muito famosas em redes de fast-food e, com o tempo, foram se expandindo para outros setores. Hoje em dia, existem milhares de franqueadoras no Brasil e esse número cresce todos os anos.

A última tendência do setor fica por conta das franquias odontológicas. Um jeito rápido e simples de montar um consultório e ter o apoio de uma marca consolidada no mercado.

Mas você sabe como funcionam essas franquias odontológicas? Confira tudo o que você precisa saber neste post!

 

O que é uma franquia?


Primeiro, precisamos entender um pouco mais sobre esse modelo recente de negócio!

O franchising é uma estratégia de expansão empresarial usada para dar mais escalabilidade ao negócio e fazê-lo crescer mais rápido, em menos tempo.

O modelo de negócio é montado a partir de um franqueador (dono da marca) e um franqueado (quem vai explorar o negócio).

Em linhas gerais, a franqueadora permite a utilização da marca, produtos, serviços, tecnologia e know-how pelo franqueador em troca de Royalties, um percentual do faturamento.

Cada unidade da marca que trabalha nesse formato é chamada de franquia e pode possuir donos diferentes. No entanto, toda a rede deve seguir os padrões e regras determinadas pela franqueadora.

De uns anos para cá, essa estratégia de negócio passou a ser usada também em clínicas odontológicas. Dessa forma, dentistas ou investidores podem abrir seus consultórios de forma mais rápida e fácil.

Veja como funciona uma franquia odontológica a seguir.


Como funcionam as franquias odontológicas?

 

Basicamente uma franquia odontológica deve seguir o mesmo princípio das demais franquias, ou seja, das marcas que trabalham no mesmo formato de expansão.

As clínicas abertas seguindo o modelo de franchising devem oferecer os serviços escolhidos pelo franqueador, trabalhar para um público específico, seguir as regras de montagem e padrão visual do consultório, etc.

Na ORTOPLAN, por exemplo, você tem descontos na aquisição com todos os fornecedores homologados, exemplo disso é nos móveis por ser um franqueado, porém, você pode optar por acaso em comprar em outro fornecedor, se a Franqueadora não puder oferecer benefícios como desconto, e condições mais atrativas.

Todas essas orientações estão disponíveis no Circular de Franquia e no Contrato. O franqueador é obrigado a apresentar esses documentos para o franqueado, antes de iniciar a operação do negócio.

Investir em um consultório nesse formato possui diversas vantagens, entre elas:

Auxílio para escolha do local;

Ajuda na implantação do negócio;

Carona no prestígio da marca da franquia;

Investimento mais baixo para abrir o negócio;

Acesso ao know-how do franqueador;

Participação de uma rede de fornecedores;

Plano de negócio pronto e testado;

Tecnologias de última geração para prestação dos serviços e gestão da clínica;

Retorno do capital mais rápido e com maior lucratividade;

Entre outras.

Como contraprestação do acesso aos serviços oferecidos, o investidor paga uma taxa de utilização da marca. Além disso, deve contribuir com o fundo de marketing, uma forma organizar com toda rede que será usada em estratégias de marketing.

Na maioria das vezes, não é possível fazer mudanças no modelo de negócio ou na gestão da clínica. Para que isso aconteça é necessário conseguir a aprovação do franqueador. No entanto, você tem a garantia de trabalhar com um formato de negócio testado, aprovado e com certa fama no mercado.

Tais fatores são muito determinantes para o sucesso do negócio, especialmente para empreendedores inexperientes ou dentistas no início de carreira. Por isso, é um modelo de negócio que merece a sua atenção.

Confira o modelo de franquias odontológicas da ORTOPLAN e inicie hoje mesmo o seu próprio consultório. Conte com todo o nosso apoio para abrir a sua clínica e leva-la ao sucesso. Entre em contato conosco agora mesmo!