Olá leitor (a)!

O sucesso com suas próteses, sejam novas ou substituições, irá depender de umas simples dicas.  Primeiro, é de vital importância confiar em seu dentista ou prostodontista, já que poderá dar o melhor conselho para lhe ajudar com suas próteses. Igualmente, aqui trazemos outros conselhos que pode pôr em pratica enquanto se adapta à prótese.

TER MAIS CONFIANÇA DURANTE O PERÍODO DE AJUSTAMENTO

É possível que você esteja preocupado sobre como suas próteses ver-se e sentir-se. No primeiro momento, é normal sentir um desconforto momentâneo.  Antes de você perceber, já se sentirá confortável usando suas próteses.

COMO SE VÊEM E SE SENTEM

As pessoas que usam próteses pela primeira vez, geralmente informam como se sentem durante um mês, as próteses são muito grandes e empurram os lábios para fora. O sentimento de desconforto será menor, enquanto a pessoa se adaptar a usar as próteses. Desde o primeiro momento, as próteses podem parecer que não encaixam, e podem causar náuseas ou que as pessoas se mordam a bochecha ou a língua. Se você tem uma prótese superior, pode demorar um tempo para que sua língua se adapte a ser pressionada contra as próteses e não contra seu palato. Não se preocupe, essa sensação irá diminuir com o tempo. Seu dentista ou prostodontista pode recomendar o uso de adesivo dental para que se adapte mais rápido.

NOVAS SENSAÇÕES

Como a próteses é um objeto estranho na boca, pode produzir mais saliva por um tempo. Isso também deverá diminuir e desaparecer com o tempo. Uma coisa tão simples como chupar uma menta ou uma balinha fará você engolir com maior frequência, para eliminar o excesso de saliva. Pode se experimentar algum tipo de dor, usualmente nas horas seguintes da colocação das próteses na boca. Se a dor continuar, visite seu odontologista; jamais tente de fazer qualquer modificação às próteses.

FALA E VOZ

Quando você fala, o som da sua voz chega aos ouvidos pelas vibrações nos ossos maxilares e no crâneo. Quando se usam as próteses, os sons mudam e sua voz parece ser mais alta. Esta alteração pode ser quase imperceptível para os demais. Se suas próteses chocam quando você fala, tente de falar mais devagar; os músculos em seus lábios, bochechas e língua tem que se adaptar às próteses. Com tempo e prática, você irá superar esta dificuldade.

ALIMENTAÇÃO

No primeiro momento, pode sentir que a comida perdeu seu sabor. Isso ocorre porque as mensagens recebidas pelo cérebro sobre suas próteses podem, por breve tempo, ser maiores do que as mensagens encaminhadas pelas papilas gustativas. Igualmente, pudesse ter dificuldade para perceber a temperatura das comidas e as bebidas; por isso deve experimentá-las com cuidado. Com o tempo, seu cérebro dará menor atenção a suas próteses e volverá a dar maior atenção à temperatura das comidas. Estes são conselhos adicionais para comer com próteses:

  • Corte a comida em porções pequenas;
  • Divida a comida na sua boca, para que mastigue metade na parte posterior esquerda da boca e a outra com a parte posterior direita da boca. Isso vai igualar a pressão nas próteses;
  • Comece a comer com comidas brandas, como ovos, peixe, carne cortada, vegetais cozidos e pudim.

 

Quer saber mais?

Agende na aba HOME do nosso site ou fale conosco em nossos contatos!

Aguardamos sua visita ao nosso Especialista!