Olá leitor (a)!

Notar a gengiva sangrando é algo que sempre faz acender um alerta de preocupação para os pacientes. Na maioria das vezes, o quadro é um indicativo de algo a mais acontecendo, especialmente quando vem acompanhado de outros sintomas, como gengiva inflamada, mau hálito e gosto ruim na boca. Nesse caso, a combinação desses sinais pode confirmar um quadro de gengivite - o que requer um tratamento imediato. Pensando em garantir a sua saúde bucal, trazemos os melhores tipos de tratamento e remédio para gengiva sangrando. Veja só!

 

Os problemas por trás da gengiva sangrando

Antes de mais nada, é importante entender que uma gengiva sangrando é sempre sinal de que algo não vai bem com a saúde bucal - mesmo que o problema surja apenas durante a limpeza dos dentes. A gengivite pode indicar deficiência na higiene bucal e falta de tratamento periodontal - que é a remoção da placa bacteriana e a profilaxia dentária.

Outros problemas que podem estar associados ao quadro são o baixo consumo de água, que torna a saliva espessa e aumenta a formação de biofilme dental, e a alimentação rica em carboidratos, que serve de matéria-prima para formação de placa bacteriana. Dentes apinhados também costumam ser agentes responsáveis pela gengiva sangrando, já que dificultam a higiene bucal e, consequentemente, favorecem o acúmulo de placa bacteriana que resulta na inflamação gengival.

Além disso, alguns fatores sistêmicos também podem resultar na gengivite. O uso de medicamentos que estimulam o edema gengival, como anticoncepcionais, estresse, déficit de vitamina C, diabetes melitus, dependência química e mudanças hormonais, incluindo gravidez e puberdade, são alguns deles.

Gengiva sangrando: o que fazer?

Mesmo que a sua primeira reação ao notar a gengiva sangrando seja buscar formas de aliviar o sintoma, não adianta: na maioria das vezes, é preciso ir ao dentista. Assim como outros problemas bucais, a gengivite requer uma avaliação médica para garantir o melhor tratamento possível. Além disso, muitas vezes, o remédio para gengiva sangrando envolve procedimentos odontológicos, como a profilaxia dentária, que exigem um profissional qualificado. Veja, a seguir, três formas de tratar o quadro.

1) Prevenção da saúde bucal: 

Mesmo mantendo uma boa higiene bucal, é comum que o biofilme se forme e acumule nas superfícies dentais próximas da gengiva - o que resulta na gengivite. Por isso, é importante que o paciente realize a profilaxia dentária e aplicação tópica de flúor para tratar o quadro de gengiva sangrando.

2) Tratamento periodontal:

Nos casos em que o paciente apresenta o comprometimento da inserção dentária pela periodontite, o ideal é que o tratamento seja feito removendo também o biofilme que se acumula na região através da raspagem subgengival. Nesse caso, o procedimento responsável por tratar a gengiva sangrando pode ser feito com ou sem acesso cirúrgico, dependendo da avaliação clínica e da radiográfica do caso.

 3) Eliminação de fatores que resultam no acúmulo de placa bacteriana:

Sobrecontorno de restaurações e má higiene bucal durante o tratamento ortodôntico são alguns fatores locais que contribuem para o acúmulo de biofilme dental. Nesse caso, o excesso de material restaurador pode ser removido com o uso de tiras de lixa para regularizar os limites da restauração. Por outro lado, o paciente em tratamento ortodôntico deve ser orientado quanto aos métodos de higiene. Dessa forma, é possível evitar a retenção de placa e a gengiva sangrando. Além disso, é necessário visitar o dentista com mais frequência para realizar a limpeza dentária quando houver necessidade.

Mas lembre-se: não existe fórmula mágica para tratar a gengivite! O melhor remédio para gengiva sangrando é impedir o agente causador, associando a mecanoterapia com a ação química dos procedimentos de profilaxia dentária. Por isso, é importante ficar atento às receitas “milagrosas”, como bochecho com água oxigenada, que afirmam tratar o quadro. A realização de medidas sem recomendação médica pode prejudicar as mucosas bucais e trazer danos ainda maiores.

A PREVENÇÃO DA GENGIVITE É O MELHOR REMÉDIO

De acordo com a dentista, a principal maneira de prevenir a gengivite é adotando hábitos saudáveis que ajudem a reduzir o acúmulo de biofilme dental. Usar fio dental, escovar os dentes após as refeições e ter um bom consumo de água durante o dia são algumas das medidas preventivas. Outro cuidado que pode evitar uma gengiva sangrando é uma alimentação rica em alimentos detergentes, como maçã, cenoura e pera, que estimulam a salivação durante a mastigação e colaboram para a limpeza dos dentes.

Além disso, vale ressaltar que o paciente não deve abrir mão das consultas periódicas ao dentista. As visitas ao consultório feitas, no mínimo, a cada seis meses permitem tratar a gengivite, já que removem a placa bacteriana através da ação mecânica e o garantem o tratamento da profilaxia dentária que atua no controle do sangramento gengival.

 

 

Quer saber mais?

Então, entre contato conosco!

Clique na aba HOME do nosso site e AGENDE!