Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Olá leitor (a)!

Tudo bem? Hoje temos uma leitura muito bacana pra você conferir!

Separamos algumas informações em relação ao tratamento de ortodontia.

Confira:

ADULTOS NÃO PODEM USAR APARELHO ORTODÔNTICO?

Mito.

O uso do aparelho ortodôntico é comumente ligado aos adolescentes. No entanto, pacientes de outras faixas etárias também podem realizar o tratamento. “Os adultos podem usar aparelho ortodôntico, sendo a dentição permanente ideal para a movimentação, pois ela suporta as forças e o ligamento estimula a absorção e a reposição óssea”, explica a Especialista. Além disso, vale ressaltar que quando utilizado durante a infância, o aparelho consegue tratar de problemas de crescimento ósseo. Enquanto isso, na fase adulta serve para movimentações dentárias ou ganhar osso para uso de implantes.

O APARELHO ORTODÔNTICO SÓ PODE SER USADO NA DENTIÇÃO PERMANENTE?

Mito.

O tratamento ortodôntico pode ser separado em dois tipos, o preventivo e o corretivo. O caso do preventivo é indicado para a dentição decídua ou mista. “E o corretivo na dentição permanente, uma vez que o movimento ortodôntico depende do ligamento periodontal com absorção e reposição óssea”, completa a dentista. Isto porque o dente decíduo não consegue suportar a força feita pelo fio nos dentes, e isto pode resultar em um quadro de reabsorção. Por isso, é importante que o tratamento ortodôntico seja bem indicado e feito na fase correta para ter sucesso.

USAR O APARELHO ORTODÔNTICO NA INFÂNCIA TRAZ RESULTADOS MELHORES?

Verdade.

“Na infância é possível fazer um tratamento corrigindo tanto o posicionamento dos dentes quanto o crescimento e desenvolvimento ósseo, evitando má oclusão na fase adulta”, esclarece a dentista. Por isso, diversos pacientes acabam já sendo indicados a iniciar o tratamento durante essa fase. E ainda, a resposta à movimentação dos dentes é mais rápida durante a infância.

PACIENTES COM APARELHO ORTODÔNTICO PRECISAM MUDAR A ALIMENTAÇÃO?

Verdade.

Com o aparelho na boca, a rotina acaba sofrendo algumas alterações devido esse uso, principalmente na hora de comer. “Esses pacientes precisam mudar a alimentação e é aconselhado evitar o consumo de alimentos duros, para evitar o deslocamento dos braquetes, o que acaba por atrasar os resultados”, ressalta a profissional.

O TRATAMENTO ORTODÔNTICO DEMORA A APRESENTAR RESULTADOS?

Depende.

O tratamento ortodôntico tem resultados conforme o estímulo aplicado com o aparelho. "O tempo vai depender da discrepância que o paciente apresenta, sendo assim, cada caso terá uma evolução específica”, destaca a dentista. O paciente pode perceber o alinhamento dos dentes acontecer rapidamente. No entanto, não quer dizer que o tratamento tenha chegado ao fim. Converse com seu dentista para que seu caso seja avaliado e um plano seja traçado de acordo com suas necessidades.

Quer saber mais?

Agende na aba HOME do nosso site ou fale conosco em nossos contatos!

Aguardamos sua visita ao nosso Especialista!