Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A crise econômica se instalou no Brasil a partir de 2014 e veio crescendo com o passar dos anos. Muitos setores apresentaram quedas drásticas no período e milhares de brasileiros ficam desempregados.

Mas alguns mercados têm sobrevivido a crise e, melhor, encontrado formas para minimizar o seu impacto e contornar a situação. É o que acontece com as franquias lucrativas.

O levantamento do primeiro trimestre de 2017 revelou um aumento de 9,4% no faturamento das franquias. E no mesmo período, a abertura de unidades fechou com saldo positivo (1,3%), contrariando o que aconteceu com as demais empresas no país.

Mas qual o segredo para tamanho crescimento e como vencer a crise com o modelo de franquias?

Veja neste artigo algumas dicas para aumentar suas chances de sucesso com as franquias e como escolher as melhores opções.


Invista em tendências


Para investir em franquias lucrativas e ter resultados na crise, é importante apostar em tendências. Em outras palavras, mercados com crescimento em potencial para os próximos anos.

Entre esses nichos, se destacam os de saúde, beleza e bem-estar. No qual, as franquias odontológicas também estão inseridas.

Segundo o perfil das 50 maiores franquias do Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ramo de beleza corresponde a 12% das franquias brasileiras.

O setor ainda possui muito potencial de mercado e está menos competitivo que outros modelos de franquia, como restaurantes e lanchonetes, por exemplo.

Para ficar ainda melhor a procura por serviços odontológicos vem crescendo todos os anos. E as melhores clínicas odontológicas do Brasil parcelam seus serviços em até 48 vezes, facilitando o acesso das classes mais simples a esses serviços.

Toda essa mudança abre um leque de públicos e mercados não explorados que você pode aproveitar e contornar a crise. Afinal de contas, momentos de recessão são ótimos para descobrir novas oportunidades, não é mesmo?


Aposte em modelos testados


As franquias possuem modelos de negócio testados e aprovados.

Ao contrário do que acontece ao empreender sozinho, uma franquia dispõe de todo o apoio necessário na implantação do negócio.

A maioria das franqueadoras oferece treinamentos, auxílio para contratação e capacitação de funcionários, escolha do local para abrir o consultório e por aí vai.

Contar com toda essa inteligência de mercado e apoio do franqueador é determinante para começar do jeito certo e evitar dores de cabeça no futuro. Pontos que aumentam a chance de sucesso de cada uma das unidades.


Reduza custos


Começar gastando pouco é o sonho de qualquer empreendedor. Até que o negócio esteja fundamentado e gerando lucros, toda economia é bem-vinda.

O modelo de franquias é a maneira mais rápida e barata para começar um negócio. Muitas das coisas já estão prontas, evitando gastar com aspectos legais ou básicos ao abrir uma empresa.

Além disso, você tem acesso a insumos, produtos e equipamentos com desconto. Fatores que contribuem para uma operação do negócio a baixo custo.

Ao reduzir os recursos financeiros necessários para abrir e operar o negócio seus lucros crescem, bem como, o retorno sobre o investimento tende a chegar mais rápido.

As franquias odontológicas se mostraram grandes opções de investimento para os próximos anos, mesmo com o cenário político e econômico conturbado. O setor vem apresentando crescimento significativo nesse período e, por isso, é a melhor escolha para empreender.

Você ainda tem dúvidas se deve investir em franquias ou não? Deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato conosco.