Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O faturamento do franchising brasileiro cresceu 8,4% e faturou R$ 40 bilhões no segundo trimestre de 2018. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho de Franchising, divulgada nesta quinta-feira (9/8) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, o resultado positivo mostra a força do setor, que enfrentou durante o período eventos como greve dos caminhoneiros Copa do Mundo. “As redes ligadas ao varejo mais tradicional sofreram mais com a paralisação, mas a própria dinâmica do setor, que atua em rede, ajudou a diminuir o tamanho do impacto”, diz.

A pesquisa também informou que o índice de abertura de lojas cresceu 3,1% em relação ao período anterior. O número de fechamento de unidades também subiu de 1,2% para 1,3%.

Os setores que mais cresceram neste período foramentretenimento e lazer, com alta de 16,1%, hotelaria e turismo (14,6%), e casa e construção (11,3%).

Segundo Cristofoletti, o crescimento do mercado de games e a adaptação das agências de turismo, que investiram na criação de pacotes domésticos mais acessíveis, foram responsáveis pelo avanço dos setores. “O resultado não é por acaso. Tem esforço coletivo de franqueador, franqueado. A busca por inovação é decisiva para o franchising atrair novos clientes e seguir crescendo.”

Em todo o Brasil

Outro dado apresentado na pesquisa é o movimento de interiorização das franquias pelo Brasil. De acordo com o estudo, a região Sudeste perdeu participação no total de unidades em operação e faturamento, caindo de 58,9% em 2017 para 56,8% em 2018.

Já as regiões Centro-Oeste (de 7,5% para 8,4%) e Norte (de 4,9% para 5,3%), passaram a ser mais representativas no que diz respeito às unidades em operação nas regiões e no faturamento. “O movimento de interiorização das franquias brasileiras é uma realidade. Hoje vemos marcas distantes dos grandes centros urbanos. Essa capacidade de expansão revela a força do setor”, diz Cristofoletti.

 

Expectativas

A pesquisa também apresentou as projeções para o balanço anual do setor. A ABF espera que o faturamento do franchising cresça de 7% a 8% em 2018, chegando a 2800 redes no país. “Acreditamos na continuidade do movimento de interiorização das franquias brasileiras. Isso vai ajudar o setor a seguir em crescimento.” Entre os segmentos, entretenimento e lazer e hotelaria e turismo devem seguir à frente em termos de expansão.

 

Cristofoletti também falou sobre as eleições. Segundo o presidente, a ABF seguirá lutando por um melhor ambiente de negócios para o empreendedor brasileiro. “Há excesso tributário e muita burocracia. A nossa pauta é simplificar a vida dos nossos empresários.”

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2018/08/franchising-cresce-84-e-fatura-r-40-bilhoes-no-2-trimestre-de-2018.html