Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Uso errado do palito pode causar retração gengival e até danificar os dentes

Para algumas pessoas é quase automático palitar os dentes depois de comer. Mas será que isso é tão efetivo quanto o bom e velho fio dental recomendado pelos dentistas? “O palito não substitui o fio dental, pelo contrário ele pode ser prejudicial”, diz o cirurgião-dentista Alexandre Bussab, da Clínica Dental Saúde.

Segundo o especialista, o fio dental faz a higienização entre os dentes inclusive entre as ameias - que são aqueles espaços entre um dente e outro. Já os palitos de dente, podem machucar a gengiva e até mesmo remover restaurações que possam ter pequenos degraus, além de danificar o dente. “O palito é sempre contra indicado. Em relação ao fio dental, é sempre bom ter a opinião do cirurgião-dentista para que lhe indique a melhor forma de utilizá-lo”, diz Bussab.
A maioria das pessoas utiliza o palito de forma errada, fazendo um tipo de alavanca, o que pode causar retração gengival

A maioria das pessoas utiliza o palito de forma errada, fazendo um tipo de alavanca, o que pode causar retração gengival
Foto: zebrik / Shutterstock

Já o cirurgião-dentista Rogério Pavan tem uma opinião um pouco diferente. “Embora a etiqueta diga o contrário, acho interessante o uso do palito de dente para a remoção de resíduos alimentares após uma refeição. No entanto, o problema surge quando a maioria das pessoas utiliza o palito de forma errada”, diz.

Pavan explica que é comum enfiarem o palito entre os dentes, fazendo um tipo de alavanca. Isso acaba comprimindo a papila gengival, o que predispõe a retração óssea e da gengiva, além da possibilidade de criar mobilidade nos dentes. O uso, quando feito, deve ser delicado. “O palito deve ser passado suavemente sobre os tecidos, a fim de remover resíduos superficiais. Isso porque, limpar entre os dentes é papel do fio dental e não do palito”, afirma.