Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Escovar os dentes com muita força não garante dentes mais limpos.
Sensibilidade nos dentes tem tratamento.


O sorriso é o nosso cartão postal, mas para cultivar uma boca e dentes bonitos precisamos ter alguns cuidados. Ranger os dentes, roer unha, morder a tampa da caneta, chupar o dedo... Alguns hábitos muitas vezes vistos como inofensivos podem prejudicar a saúde dental. O Bem Estardesta quinta-feira (23) mostrou como garantir um sorriso bonito. Para explicar tudo, convidamos os dentistas Gustavo Bastos e Denise Abranches.

Algumas pessoas acham que escovar com muita força garante dentes mais limpos, mas isso não é verdade. De acordo com os especialistas, a escovação muito forte pode desgastar o esmalte dos dentes, irritar e causar danos irreversíveis na gengiva. E ranger os dentes? Conhecido como ‘bruxismo’, pode ter relação com fases difíceis e de estresse. Ranger os dentes provoca desgaste e até dores de cabeça. Esse hábito ocorre durante a noite. Para limitar os danos, o uso de um protetor bucal pode ser indicado.

Alimentos ácidos são vistos como vilões pelos dentistas e devem ser consumidos de maneira moderada. Isso porque eles causam erosão, um amolecimento do esmalte do dente. Refrigerantes e sucos industrializados também são considerados ácidos.

O vinho também é um ‘vilão’ e mancha os dentes. Para evitar mancha e erosão, a dica é usar canudo e fazer bochecho. Evite também escovar os dentes depois de tomar vinho ou um suco ácido. Fumar é outro hábito que prejudica os dentes. Além de deixar os dentes amarelos, pode provocar inflamação na gengiva, mau hálito, câncer na garganta e boca e doença periodontal.

E roer a unha, faz mal? Esse hábito pode causar trincas e lascar os dentes da frente. Além disso, germes e bactérias que estão debaixo das unhas entram na boca podendo causar lesões bacterianas, virais e fúngicas. Já chupar o dedo interfere no crescimento da arcada dentária e altera a posição dos dentes.

Sensibilidade
A sensibilidade nos dentes é um problema que estraga o prazer de uma refeição, mas existe tratamento. Às vezes, a sensibilidade aparece por causa da escovação. “Às vezes a pessoa prefere uma escova mais dura e faz muita força. Isso provoca a retração”, explica a dentista Ana Paula Uzum. Ela diz que o melhor é optar por uma escova macia ou extramacia, fazer movimentos curtos a cada dois dentes e depois terminar penteando a gengiva para baixo.

Você escova os dentes direitinho e a dor continua? O problema pode ser no esmalte que serve para proteger os dentes. Usar um creme dental para a sensibilidade pode ajudar. E quando não resolve, a solução é o dentista aplicar flúor em doses mais fortes.

Gengivite
Um pouco de alimento escondido faz um estrago grande na boca. Se você não limpar direito, ele acaba virando um prato cheio para bactérias, que se multiplicam até a gengiva ficar inflamada. “A gengivite é uma inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana”, fala a dentista Sheila Parreira Milena. Uma higiene oral adequada, com escovação e fio dental, pode evitar a inflamação. O sangramento é um alerta. Ele é um dos principais sinais da gengivite.

Fonte: G1BemEstar