Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Infelizmente, no Brasil a odontologia ainda é encarada como um mero "acessório cosmético". Por conta disso, os serviços públicos de saúde não lhe dão a devida importância. Reflita por um segundo: você conhece alguma clínica odontológica que seja referência no Sistema Único de Saúde como o Pérola Byington é para a saúde da mulher, por exemplo?


Resultado: O acesso à saúde bucal ainda é um problema crônico por aqui. Para se ter ideia, 11,7% da população (quase 24 milhões) nunca foi ao dentista*. Além disso, apenas 5% dos tratamentos especializados, como doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, endodontia e ortodontia, são feitos de forma gratuita pelo SUS.


Como não encontram amparo no poder público, as pessoas se viram como podem atrás de alternativas para tratarem de seus problemas. Ou, pelo menos, tentam se virar. E no desespero muitos acabam apelando para mim e para a ONG que presido:


"Olá Dr. Fábio, boa noite. Meu nome é J.M.P.R.[...]. Meu caro doutor, há anos encontro-me deprimido com o estado de minha dentição, totalmente comprometida. Costumo fazer visitas periódicas à profissionais da UBS (posto de saúde) próxima a minha casa, porém recebendo atendimento precaríssimo. Só para o senhor ter uma ideia, estou na fila de espera há mais de um ano para fazer um simples tratamento de canal e uma extração de raiz de um molar que quebrou-se , pois não disponho de recursos para visitar uma clínica de verdade. Pensar em sorrir? Nem pensar! Estou anexando fotos minhas para sua apreciação, e gostaria sinceramente que o senhor ou um de seus correligionários pudessem atender o meu apelo, tenho a dentição torta e todos os dentes corroídos pelo atrito entre si [...]".

2014-09-29-a2s.jpg


Por maior que seja a nossa vontade de ajudar, infelizmente os projetos da TdB precisaram escolher alvos específicos para atacar. No caso, jovens de 11 a 17 anos que estudam em escola pública e mulheres vítimas de violência doméstica. Imagine quantos dentistas voluntários precisaríamos para atender toda a população que precisa? TODOS!


Toda vez que eu abro minha caixa de e-mail e leio um pedido desses, eu me pergunto: Será que algum político consegue entender o problema dessa pessoa? Será que eles já precisaram de dentista e não puderam pagar por isso? Você viu algum candidato falando sobre saúde bucal? Presidente, governador, senador, deputado, que seja.


Enquanto isso, a população está pedindo. E nós somos obrigados a dizer não!


Fonte: http://www.brasilpost.com.br/fabio-bibancos/e-desse-problema-alguem-se-lembrou_b_5903624.html