Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O paciente que colocou aparelho nos dentes ou vai fazer esse procedimento, deve estar atento à importância de realizar as manutenções indicadas pelo dentista. Elas são a chave para um bom resultado durante o tratamento ortodôntico. Isso não só porque, durante essas consultas o profissional vai ativar o aparelho para movimentar os dentes na posição desejada, mas também, avaliar como está a higienização oral, remover acúmulo de placa e tártaro, e fazer a prevenção de cáries. Além de sempre orientar sobre os alimentos que não vão comprometer a conservação do aparelho, como castanhas e outros alimentos duros, chicletes e balas (os dois últimos podem causar cáries). 

A manutenção se resume a pequenos cuidados com a saúde bucal e do aparelho, mas que vai fazer uma grande diferença no tempo de duração e eficácia do tratamento. Realizada a cada 3 ou 4 semanas, essas sessões são para que o dentista faça a troca dos elásticos, verifique se algum bráquete se soltou e ajuste do fio que promove a movimentação dos dentes. Esse último procedimento pode gerar algum desconforto nos primeiros dias, mas é uma sensação normal e esperada nesse tratamento. E é claro, que durante a manutenção são avaliados se o paciente está fazendo a higiene de forma correta.  

paciente realizando manutenção no aparelho

Quando se inicia o tratamento ortodôntico, é necessário ter em mente que para conquistar o objetivo de ter o sorriso alinhado, mantendo o bem-estar e a saúde bucal, você está aceitando ficar com o aparelho nos dentes por um determinado período de tempo (às vezes longo).

Os especialistas são unânimes em afirmar que, se o paciente  cumprir o cronograma de consultas corretamente e não faltar, além do tratamento seguir de forma mais rápida, os resultados são notados antecipadamente.  A manutenção não sendo realizada de acordo com o cronograma proposto pelo dentista, pode trazer consequências.

Demora nos Resultados  

Ao deixar de comparecer às consultas de manutenção, os resultados do tratamento vão demorar mais a aparecer. Pois, sem o ajuste da força adequada exercida pelo aparelho sobre os dentes ocorre o atraso no alinhamento. A consequência é mais tempo de tratamento e também mais gastos. 

Aumento das chances de cáries   

O aparelho é um elemento externo acoplado aos dentes e além da pressão para alinhá-los também retém alimentos. Quanto mais tempo demora o tratamento, maiores são as chances do paciente relaxar na higienização, o que pode acarretar problemas como cáries, mau hálito, tártaro, e gengivite - sangramento e inchaço na gengiva. 

Os dentes também podem ficar escuros, por consequência do consumo de alimentos com forte pigmentação. Eles podem se acumular no aparelho, que está colado ao dente. Na manutenção é feita a eliminação dessas possíveis colorações, deixando os dentes limpos e bonitos.  

higiene do aparelho ortodôntico

Dentes voltarem à posição anterior 

Sem a manutenção, na qual é feito o ajuste da força aplicada no aparelho para a correção dos dentes, eles podem voltar à posição anterior. Isso gera um recomeço no tratamento e claro, gastos desnecessários por ter que fazer um retrabalho.  

Dentes na posição não desejada 

Outra consequência da falta de manutenção para atingir o posicionamento correto dos dentes, é que sem o controle da força do aparelho os dentes podem ficar em uma posição diferente da planejada no tratamento.  

Comprometimento 

O tratamento ortodôntico é gradual e para alcançar os resultados o paciente precisa se comprometer, e seguir as orientações passadas pelo dentista principalmente quanto às manutenções periódicas. A atenção a essa recomendação vai fazer toda a diferença na conservação do aparelho,  saúde dos seus dentes, e no tempo de duração e no resultado do tratamento. Tenha em mente que o uso do aparelho é transitório e que trará para sua vida benefícios à saúde estética e dental.  

Quer saber mais sobre a importância da manutenção do seu aparelho ortodôntico? Converse com nossos especialistas da Ortoplan.