Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>
V sabe se mastiga corretamente? Segundo o cirurgião dentista Luís Marcelo Sêneda, da SM Oral Care Clínica Odontológica, a mastigação inadequada pode causar dor, inflamações e disfunção da articulação temporomandibular. “Alguns problemas bucais, como a DTM ou a má oclusão, podem prejudicar a mastigação”, diz o dentista.


Mastigar corretamente assegura um processo de digestão mais equilibrado e ajuda o cérebro a entender a saciedade, evitando o consumo excessivo de alimento. “A forma correta de mastigar é fazer movimentos verticais e circulares que permitem uma mastigação efetiva e beneficiam a contração ligeira dos músculos da língua e da boca como um todo”, afirma Sêneda.


O dentista explica que o posicionamento dentário incorreto (má oclusão) influencia na mastigação, o que pode comprometer até a fonética. Isso implica, ainda, na saúde emocional. “A saúde global também requer saúde psíquica, emocional e não apenas a saúde física. Muitas vezes dores na face ou insatisfação com a estética podem estar associadas à má oclusão e isso causa o chamado desconforto emocional. Conviver com dor pode levar ao mau humor”.


Se você desconfia que tem algum problema mastigatório, o melhor caminho é procurar o dentista. O tratamento depende do diagnóstico, que pode ser ATM, ortodôntico ou mesmo dor de dente.


Confira algumas dicas: 

1. Mastigue os alimentos pelo menos trinta vezes; 

2. Além dos movimentos verticais, faça movimentos circulares com a mandíbula, durante a mastigação; 

3. Distribua os alimentos homogeneamente nos dentes do lado direito e do lado esquerdo; 

4. Solte os talheres para prestar atenção no ato de mastigar. 

5.Coloque pequenas quantidades de alimento na boca e mantenha a boca fechada.


Fonte: http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/sera-que-voce-faz-certo-dentista-ensina-a-mastigar,93042785aa9e52ee1fcdc19b22dc85cc18o389oe.html