Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Uma crise na economia afeta os menos preparados de maneira mais cruel. Por esta razão, para assegurar o sucesso do negócio não basta ter conhecimento profundo apenas na área em que se pretende atuar. A avaliação é de Antonio André Neto, coordenador do MBA executivo em gestão estratégica e econômica da FGV Management São Paulo, que defende um aprimoramento em áreas como gestão de pessoas, marketing, finanças, logística, entre outros temas.


No ramo de franquias, é preciso domínio em processos como o de negociação e gestão de pessoas, diz ele. Para Wilmar Cidral, diretor e professor da Sustentare Escola de Negócios, baseada em Joinville (SC), independentemente do porte ou segmento de atuação da empresa, saber gerenciar e liderar é vital em qualquer cenário econômico, mas num momento de turbulências pode fazer a diferença. Um líder, diz, tem que fazer com que o time tenha foco para buscar os objetivos traçados.


Faisal Ismail, presidente da Ortoplan Especialidades Odontológicas, formou-se em odontologia em 1994, especializou-se em ortodontia em seguida e, desde então, coleciona no currículo uma extensa lista de cursos MBA ou de especialização em áreas de marketing, gestão internacional, entre outros. Ele e o sócio, Alessandro Schwertner, sempre tiveram planos de abrir uma empresa. Em 1998, a Ortoplan foi inaugurada em Foz do Iguaçu (PR) e logo depois, em 2001, Ismail já cursava um MBA de marketing para suprir a falta de conhecimento na área.


Dois anos mais tarde, os dois decidiram investir num MBA focado em negócios internacionais na Fundação Getulio Vargas, além de contratarem os serviços de uma consultoria para formatar um projeto de expansão baseado em franquia. Deu certo.


A Ortoplan deverá ter até o fim deste ano um total de 75 lojas, com ênfase no mercado de São Paulo. Voltada para a prestação de serviços odontológicos com especialistas para o público B e C, a empresa está presente no Paraná, Minas Gerais e no Paraguai, com seis unidades. O próximo país a receber a marca deve ser o Chile.


O último curso de Ismail foi um de internacionalização de marcas na Fundação Dom Cabral. O empresário, que soma oito cursos de pós-graduação, dos quais três na área clínica e cinco em gestão e conhecimento, ainda é professor e coordenador de MBA na área da odontologia. "Todos os cursos foram importantes para mim e para o negócio", afirma.


O MBA da FGV Management São Paulo tem seu foco em alunos que pretendem empreender seu próprio negócio e naqueles chamados de intraempreendedores. Na Sustentare Escola de Negócios, os MBAs mais procurados são os de gestão e liderança, empresarial, projetos e marketing, que têm um módulo especialmente desenhado para discutir o varejo e o sistema de franquia, afirma Cidral.

Fonte: Valor Econômico