Você já ouviu falar nesse sigla? ATM


Ela é a abreviação de "Articulação Temporo Mandibular", uma área do nosso copro que fica logo em frente em ouvido e é responsável pelo movimento realizado pela mandibula, seja na mastigação, na fala e até mesmo ao dar um simples bocejo.


Quando há algum problema na ATM é possível sentir alguns sinais, mas o principal deles é um estalo na mandibula ao fazer um dos movimentos que citamos anteriormente, sendo que este estalo pode ser escutado e sentido pela pessoa.


Esse problema pode causar outros sintomas, como a dor de cabeça, dor de ouvido, zunidos, dor na face, olhos e percoço, e em casos mais graves, pode ocorrer até mesmo da mandíbula travar ao realizar algum movimento, isso pode acontecer com a boca aberta, impossibilitando que a feche ou até com a boca fechada, impossibilitando a abertura, mas é importante ficar atento pois nem sempre o problema vem acompanhado desses sintomas, até mesmo pode nem causar dor, sendo apenas os estalos um indício forte de disfunção da ATM.

 

Mas o que causa o problema na ATM?


É difícil dizer com exatidão, somente indo até o dentista para que seja um diagnóstico correto, porém podemos confirmar que algumas das causas são:
Estresse emocional;
Traumas na região do queixo, cabeça e mandíbula;
Artite e artrose;
Cirurgias na região bucal, como a extração do dente siso;
Uso de próteses mal adaptadas ou gastas;
Bruxismo.


O fato é que até mesmo as posições dos dentes podem ser uma ponto a mais para a causa do problema, pois o encaixe dental é o responsável pela posição da "cabeça" da mandíbula dentro da articulação, onde ocorre o movimento. Com a posição inadequada dos dentes, a posição deste osso pode prejudicar que o movimento ocorra perfeitamente.


E como tratar?


É imprescindível que seu dentista faça parte disso, afinal, ele deve dar seu primeiro parecer sobre este problema que podeestar te causando dores. durante a consulta ele poderá disgnosticar qual pode ser a causa pricipal para a disfunção ocorrer. Sendo um problema dentário, é possível que algumas opções sejam validadas, como o aparelho ortodôntico, e em conjunto com outras especialidades caso não venha ser um problema somenta dentário, outras vias são indicadas, como a placa de mordida, impossibilitanto a fricção entre os dentes.

 

Leu e acha que pode estar com esse ou outro problema bucal? Então agende já uma consulta na ORTOPLAN e tire todas as suas dúvidas com os nossos especialistas.


Vamos sorrir juntos!