Notícias mais recentes

como saber se preciso de uma restauração? 18/09/2019 09:43


Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente.

Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais.

Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela.
O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.

A dica é uma vez ao ano (pelo menos) você visite a Clínica ORTOPLAN para fazer um check- up.

Na Clinica odontológica Ortoplan Barbacena, Você conta com um time de especialistas, pra lhe trazer, conforto e segurança!

Pode Confiar! ;-)

Agende sua consulta!

 

Ver mais

TRÊS MOTIVOS PARA FAZER IMPLANTE DENTÁRIO 10/09/2019 16:13

 1º PARECE E FUNCIONA COMO UM DENTE NATURAL 
Isso mesmo! O procedimento do implante dentário, após finalizado, te ajudará a preencher esse "espaço" que te incomoda e fazer com que seu sorriso fique completinho, todo lindo, igualzinho aos demais dentes que você tem.
2º ALIMENTAÇÃO E FAÇA COM MAIOR CONFIANÇA
Na maioria das vezes, quando você precisa implantar um dente, não é qualquer alimento que pode ser consumido por você, fazendo com que a oportunidades viver melhor com sua alimentação seja perdida. Porém, quando se tem o implante dentário, isso não acontecerá, pois com ele, você tem estabilidade e força na mastigação!
3º SUA AUTOESTIMA
Nem precisamos dizer o quanto esse procedimento te devolverá a vontade de sorrir né?
Mas vale a pena lembrar que ele é o primeiro passo para você viver intensamente e voltar a sorrir do jeito que você merece!

Qualquer dúvida fale com nosso Especialista.

Ver mais

PROBLEMAS COM MAU HÁLITO?! 04/09/2019 15:07

Os principais alimentos que podem piorar um quadro de mau hálito são os alimentos ricos em proteína e
gordura animal como os embutidos (salame, mortadela, linguiça, lombo canadense)
as carnes gordurosas
os queijos amarelos muito fortes
os peixes fritos ou muito oleosos e em conserva como a sardinha
alho e a cebola se consumidos crus ou fritos

É importante ressaltar que há outros problemas que podem estar causando esse desconto, que não sejam a alimentação. Por isso, sempre é válido fazer sua consulta com seu Especialista 

Qualquer coisa, fala com a gente! 

Aqui na ORTOPLAN Barbacena, você conta com um time de especialistas. 

Ver mais

POR QUE EMPRESTAR A ESCOVA DE DENTES É... 13/08/2019 09:15

A escova de dentes é um item de higiene que, além de ser escolhido especificamente para você de acordo com suas necessidades, deve ser individual, e nunca compartilhado. 
Nem mesmo em casos de emergência! 
Essa troca de escova com alguém pode trazer muitos riscos para a saúde do seu sorriso. “Isso acontece porque a boca possui inúmeros microrganismos patogênicos, que causam doenças, ou da flora habitual da boca, que ficam na escova após o seu uso”, explica a Especialista. Quando a escova de outra pessoa é utilizada, há contaminação desses microorganismos que podem provocar doenças.

Ver mais

DEVO COMER SOMENTE ALIMENTOS GELADOS?  26/07/2019 10:01

Tem dúvida? Nós explicamos pra você 
E acredite! Tem muitos opções pra se alimentar, além do sorvete 

Extrair (arrancar) um ou mais dentes é um procedimento simples, porém os cuidados no pós-operatório são muito importantes, principalmente no que diz respeito à alimentação.
E foi pensando nisso que reunimos dicas de uma boa alimentação para que você tenha uma recuperação rápida e tranquila após a extração. 

SOPAS 
Pode ser canja, de ervilha ou de legumes. É você quem manda! O importante é variar e experimentar à vontade. Sopa é o prato mais recomendado pelos dentistas nos primeiros dias após a extração do siso por ser fácil de ingerir. Segundo os Especialistas, só é preciso tomar cuidado com a temperatura, qualquer coisa muito quente pode causar dor, sangramento e complicar na cicatrização. 
Por isso, espere esfriar um pouco e quando estiver bem morninha, estará na temperatura certa para degustar sem medo. 

LEGUMES
Após alguns dias você estará pronto para devorar alimentos mais sólidos. E nada melhor do que voltar a rotina com legumes. Além de nutritivos, esses alimentos são ótimos para serem ingeridos bem amassadinhos, como se fosse um purê. Experimente fazer com abóbora, batata ou mandioquinha. Fica uma delícia! 

SORVETE
Em dias ensolarados ou não, um sorvetinho sempre cai bem quando queremos refrescar nossa boca. Porém, muito mais do que uma sobremesa gostosa, o sorvete alivia a dor e o inchaço do pós-operatório por ser bem geladinho, por isso, é sempre recomendado por profissionais. Que maravilha, né? 

SUCOS E VITAMINAS 
Tão coloridos e nutritivos, os sucos e vitaminas são um sucesso para o seu bem-estar e recuperação após a extração. Melhor ainda, você pode variar, misturar os sabores e bebê-los bem geladinhos. Além de refrescar, vai aliviar a dor e o inchaço da operação sem causar dor.

Ver mais

Dica do Especialista: Quem fuma, pode fazer implante? 16/07/2019 09:56

Hoje não é segredo pra ninguém, dos males que o cigarro causa na nossa saúde. Especificamente, falando hoje, sobre a saude bucal.

Quando você perde um dente, o que a gente tem de melhor hoje seria o implante dentário.

Por esse motivo, surgem dúvidas: Quem fuma, pode fazer implante? Quem fuma, tem mais chance de perder esse implante?

Então, o fumante hoje, ele tem muito mais informações do que já teve, mas sabemos que é difícil parar de fumar. E não é verdade que isso é uma limitação. Ou seja, o fato de você ser fumante, não te impede de realizar o procedimento.

O que a gente procura deixar bem claro, é que o cigarro, é mais um fator de risco e pode fazer com que as taxas de insucesso aumentem um pouco. Por esse motivo, a gente sempre vai aconselhar que pare de fumar, mas especificamente não é uma coisa que te impede.

 

#Dentista #DentistaBarbacena #ImplanteDentário #ImplantandoSonhos #Barbacena #MinasGerais #Odonto #Implante #DicaDoEspecialista

 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : PROFILAXIA DENTÁRIA 12/06/2019 08:34

PROFILAXIA DENTÁRIA 

A palavra pode parecer estranha para alguns, mas, de certa forma, você realiza essa ação todos os dias. O termo indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional. 

COMO É FEITA A PROFILAXIA DENTÁRIA?

Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação . Vale ressaltar que ela deve ser realizada pelo dentista com o motor de baixa rotação.
Assim, após essa escovação supervisionada, o odontologista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente. O grande beneficio dessa limpeza é remoção do biofilmedentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que torne-se como um hábito.

ALGUM PREJUÍZO PODE OCORRER CASO ELA NÃO SEJA FEITA?

Para os pacientes que seguem e possuem em sua rotina uma higiene bucal correta, o dentista esclarece que não há nenhum prejuízo para a saúde bucal se a profilaxia no consultório não for feita. “A profilaxia pode ser realizada pelo paciente, apenas com o hábito e o correto uso da escova e fio dental”, destaca ele. No entanto, vale ressaltar que a raspagem do tártaro deve ser realizada exclusivamente pelo dentista para que nenhum prejuízo com a saúde da boca aconteça.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : APARELHO FIXO 05/06/2019 16:02

O aparelho fixo é o mais famoso dos aparelhos e um dos tratamentos mais desejados para a correção de dentes tortos ou de problemas de mordida errada. Visto como a forma mais comum de tratamento ortodôntico, o aparelho fixo é uma ferramenta que exige atenção a médio e longo prazo e cuidados indispensáveis, mas que pode proporcionar ótimos resultados para quem busca corrigir algum problema ortodôntico.

Como funciona?

O aparelho fixo é chamado de fixo justamente porque ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidos a partir de ligas de aço inoxidável, e que são colados aos dentes com resina. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal.

O arco tem formatos e diâmetros variáveis, e é trocado pelo ortodontista com a evolução do tratamento, regulando a força e a tensão ortodôntica aplicada sobre os dentes. É essa tensão e forças que fazem com que os dentes se movam vagarosamente, saindo da posição original em direção à posição correta ou ideal, previamente estudada pelo dentista. 

Nas versões mais tradicionais do aparelho fixo, para fixar o fio nos bráquetes, são utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : LENTE DE CONTATO DENTAL 22/05/2019 08:23

A lente de contato dental é um tratamento odontológico semelhante às facetas de porcelana. A diferença é que as lentes têm menor espessura, podendo chegar a até 0,2 milímetros.

Por serem muito finas, as lentes de contato dentais não são tão efetivas na hora de corrigir problemas na coloração dos dentes. Se a cor da sua dentição te incomoda e você pretende investir na lente de contato dental, faça um clareamento antes de iniciar este tratamento odontológico.

A lente de contato dental é indicada para corrigir formato ou tamanho dos dentes, além de problemas no distanciamento entre eles, como diastemas. A grande vantagem é exigirem um menor desgaste dos dentes em comparação com as facetas de porcelana.

Como o investimento é alto e o procedimento é irreversível, alguns dentistas oferecem as mock ups: lentes temporárias para que o paciente veja somo será o resultado antes do tratamento final.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CLAREAMENTO DENTÁRIO 14/05/2019 09:47

O que é o clareamento dental?

O Clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência.

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada. 

 A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

 Por que realizar esse tratamento? 

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento. 

Ver mais