Notícias mais recentes

ESPECIALISTA RESPONDE : PROFILAXIA DENTÁRIA 12/06/2019 10:02

PROFILAXIA DENTÁRIA 

A palavra pode parecer estranha para alguns, mas, de certa forma, você realiza essa ação todos os dias. O termo indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional. 

COMO É FEITA A PROFILAXIA DENTÁRIA?

Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação . Vale ressaltar que ela deve ser realizada pelo dentista com o motor de baixa rotação.
Assim, após essa escovação supervisionada, o odontologista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente. O grande beneficio dessa limpeza é remoção do biofilmedentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que torne-se como um hábito.

ALGUM PREJUÍZO PODE OCORRER CASO ELA NÃO SEJA FEITA?

Para os pacientes que seguem e possuem em sua rotina uma higiene bucal correta, o dentista esclarece que não há nenhum prejuízo para a saúde bucal se a profilaxia no consultório não for feita. “A profilaxia pode ser realizada pelo paciente, apenas com o hábito e o correto uso da escova e fio dental”, destaca ele. No entanto, vale ressaltar que a raspagem do tártaro deve ser realizada exclusivamente pelo dentista para que nenhum prejuízo com a saúde da boca aconteça.

 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : APARELHO FIXO 05/06/2019 16:07

O aparelho fixo é o mais famoso dos aparelhos e um dos tratamentos mais desejados para a correção de dentes tortos ou de problemas de mordida errada. Visto como a forma mais comum de tratamento ortodôntico, o aparelho fixo é uma ferramenta que exige atenção a médio e longo prazo e cuidados indispensáveis, mas que pode proporcionar ótimos resultados para quem busca corrigir algum problema ortodôntico.

Como funciona?

O aparelho fixo é chamado de fixo justamente porque ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidos a partir de ligas de aço inoxidável, e que são colados aos dentes com resina. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal.

O arco tem formatos e diâmetros variáveis, e é trocado pelo ortodontista com a evolução do tratamento, regulando a força e a tensão ortodôntica aplicada sobre os dentes. É essa tensão e forças que fazem com que os dentes se movam vagarosamente, saindo da posição original em direção à posição correta ou ideal, previamente estudada pelo dentista. 

Nas versões mais tradicionais do aparelho fixo, para fixar o fio nos bráquetes, são utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CHECK - UP ODONTOLOGICO 30/05/2019 16:59

A prevenção é o melhor remédio. Essa conduta pode evitar muitas doenças e complicações relacionadas ao nosso corpo, incluindo o universo bucal. Uma simples forma de praticá-la é realizando o check-up odontológico preventivo

É UM PROCEDIMENTO BEM SIMPLES

Garante que o procedimento é muito simples e evasivo. "O check-up pode ser feito pelo seu dentista tanto com instrumentos convencionais como sonda e espelho, ou com o uso de câmera digital intraoral que aumenta em até 70x a imagem", explica. O profissional conta que com esta tecnologia, o paciente pode acompanhar o que está sendo feito na sua boca durante a inspeção e possibilita uma maior visibilidade de cáries em fases bem iniciais ou falhas em restaurações antigas.

É POSSÍVEL PREVENIR ATÉ MESMO O CÂNCER DE BOCA

Através do check-up podemos detectar a presença de doenças bucais em seus primeiros estágios. "Tártaros, inflamações gengivais, defeitos ou infiltrações em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o próprio câncer de boca". Assim, o tratamento fica mais simples para sua saúde.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : LENTE DE CONTATO DENTAL 23/05/2019 17:13

A lente de contato dental é um tratamento odontológico semelhante às facetas de porcelana. A diferença é que as lentes têm menor espessura, podendo chegar a até 0,2 milímetros.

Por serem muito finas, as lentes de contato dentais não são tão efetivas na hora de corrigir problemas na coloração dos dentes. Se a cor da sua dentição te incomoda e você pretende investir na lente de contato dental, faça um clareamento antes de iniciar este tratamento odontológico.

A lente de contato dental é indicada para corrigir formato ou tamanho dos dentes, além de problemas no distanciamento entre eles, como diastemas. A grande vantagem é exigirem um menor desgaste dos dentes em comparação com as facetas de porcelana.

Como o investimento é alto e o procedimento é irreversível, alguns dentistas oferecem as mock ups: lentes temporárias para que o paciente veja somo será o resultado antes do tratamento final.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CLAREAMENTO DENTÁRIO 14/05/2019 09:55

O que é o clareamento dental?

O Clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência.

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada. 

 A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

 Por que realizar esse tratamento? 

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento. 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : PRÓTESE DENTÁRIO 07/05/2019 13:32

O que são Próteses Dentárias? É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

Por que realizar esse tratamento? As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores: 
Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente. 
Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior. 
Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Tipos de Próteses: Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes. 
Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização. 
Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : IMPLANTES DENTÁRIOS 30/04/2019 13:47

Qualquer pessoa pode realizar um implante dentário?
Não, pessoas que fumam em excesso ou há muito tempo, tem diabetes e não segue as orientações médicas, está em tratamento de câncer, tem hepatite ou osteoporose, não podem realizar o procedimento do implante dentário devido a riscos que podem conter.
 
Vou sentir dor no processo cirúrgico?
Dependerá da sua sensibilidade. Porém, na maioria dos casos esta fase do implante é realizada com anestesia e o paciente ficará indisposto apenas no dia da cirurgia, estando apto a voltar às sua atividades normais no dia seguinte.
 
Após a finalização do meu tratamento, o que faço?
Recomenda-se que o paciente agende um retorno preventivo a cada 06 meses após a finalização do tratamento para manutenção da prótese.
Ver mais

TIPOS DE ORTODONTIAS 10/12/2018 10:31

 

Existem três tipos básicos de ortodontia , a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.

A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.

A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia focada em "parar" a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases osseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Nessa ortodontia podemos usar tanto aparelhos móveis como já é possível a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco.

A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado. Geralmente fazemos ortodontia corretiva em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a maloclusão já instalada o ortodontista vai ter muito mais trabalho para reverter o problema. Muitas vezes é necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos (Ex:cirurgia ortognática) ou até extrações de dentes para criação de um espaço para trabalho.Nessa ortodontia usamos, na maioria das vezes, aparelhos fixos e ainda alguns aparelhos acessórios. Podemos também fazer uso de alinhadores transparentes em alguns casos mais simples. Esses alinhadores são estéticos e móveis.

E então vamos agendar sua avaliação com nosso especialista  e descobrir qual vai ser a sua ! 

Ver mais

GENGIVOPLASTIA 05/09/2018 16:32

Muita gente evita sorrir por causa de incômodos odontológicos e pela estética do sorriso, e esses problemas afetam também a autoestima. Ter um sorriso bonito depende não só da beleza e da saúde dos dentes, mas de uma proporção estética entre lábios, dentes e gengiva, que pode ser conseguida de maneira rápida e indolor, através da cirurgia plástica gengival, ou gengivoplastia.

A gengivoplastia é um procedimento muito procurado por quem tem o sorriso gengival, que é uma característica de nascença, mas que pode acontecer se a gengiva retrair (crescer) por causa de alguma inflamação (gengivite) ou através do uso de algum medicamento.

Gengivoplastia é o nome dado à cirurgia plástica que corrige a gengiva e o sorriso, através da retirada do excesso de tecido gengival e reconstrução do contorno da gengiva ao redor dos dentes. Essa cirurgia, também chamada de cirurgia periodontal ou cirurgia plástica gengival é recomendada para quem mostra mais a gengiva que os dentes ao sorrir, ou tem as gengivas muito grandes (chamado de sorriso gengival), para os casos de gengivas muito finas, e em casos de retrações, que acontece quando a gengiva se desloca e expõe a raiz. Esse procedimento é realizado pelo cirurgião dentista ou o periodontista (especialista em gengivas) no consultório dentário mesmo.smilesealed

Ver mais

QUANTO TEMPO DEMORA O TRATAMENTO COM IMPLANTE DENTÁRIO? 31/07/2018 14:01

 

Provavelmente você já escutou, ou alguém comentou que viu em algum programa de Tv, ou fez alguma pesquisa na internet...

...A frase...

“... fez a cirurgia do implante e a prótese no mesmo dia, já saiu com os dentes”!

Respeitar o tempo de cicatrização (ósseo integração) do nosso organismo é muito importante, para não jogar fora todo o trabalho,   dedicação e investimento.

Imagina ter que repetir todo o processo!

Acreditamos que ninguém gostaria de passar por isso, certo?

Outro fator importantíssimo, além do tipo de implante utilizado, é a definição da velocidade para se finalizar o trabalho é a qualidade e a quantidade do osso existente no local a ser instalado o implante, por isso que na avaliação solicitamos Tomografias Computadorizadas que é o exame mais preciso para determinar a quantidade óssea.

Então vamos lá!!!

Etapa 1. Avaliação  

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente é submetido a exames clínicos e de imagem para avaliar a necessidade do implante dentário.

Etapa 2. Colocação do implante dentário

A cirurgia de implante geralmente é feita em consultório odontológico, com anestesia local, em procedimento semelhante à extração de um dente.

Independente do tipo de implante (unitário, 2×3, overdenture ou completo), a colocação é feita no mesmo dia e a cirurgia dura cerca de 1 hora.

Etapa 3. Osseointegração

Essa é a fase mais delicada do tratamento de implante dentário.

Após a instalação dos pinos, o organismo inicia o processo de cicatrização e integração do parafuso ao tecido ósseo da gengiva. Por ser de titânio, o implante é biocompatível e totalmente inerte ao osso, não havendo riscos de rejeição.

É necessário que o implante esteja bem seguro antes da colocação das próteses, para suportar a pressão exercida pela mastigação.

Etapa 4.  Colocação da prótese

Agora que o implante dentário já está integrado ao osso, é chegada a hora de colocar a prótese. Ela é feita com base no tamanho e coloração dos dentes preexistentes, para que o resultado seja o mais natural possível.

 

Afinal, no total quanto tempo é o tratamento de implante dentário?

Para os casos mais simples, sem necessidade de tratamentos ou correções prévias, o tratamento de implante dentário demora, em média, 8 meses até a avaliação final, após a colocação e adaptação do paciente às próteses.

Em casos mais severos, onde é necessário enxerto ósseo, por exemplo, o tratamento de implante dentário, desde a avaliação até a prótese dura cerca de 2 anos.

Apesar de demorado, os resultados obtidos com o implante dentário são muito mais do que estéticos.

O tratamento restabelece a mastigação, realinha a arcada e evita problemas graves, como as disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

 

Ver mais