Desde os alimentos insdustrializados, até os alimentos naturais contém corantes que podem alterar a coloração dos dentes. Mas calma, não precisa deixar de comer suas comidas favoritas, apenas devemos tomar mais cuidado com a higiene, e após a ingestão desses alimentos, fazer a escovação.
Você sabe quais são os alimentos que escurecem os dentes? Vamos descobrir agora.

 

Alimentos cromógenos
Os alimentos cromógenos, são alimentos que já possuem corante, sejam artificiais ou naturais, e que quando entram em contato com o esmalte dos dentes, podem se prender aos poros e passarem a pigmenta-los, e com o o tempo, causando manchas amareladas ou mais escuras. Isso não prejudica a saúde do paciente ou da boca, mas interfere diretamente na estética, o que pode incomodar quem se preocupa em ter dentes branquinhos.

 

Pronto pra saber quais são os alimentos que contém mais corantes?

Fizemos uma lista dos alimentos que estão inseridos mais na nossa alimentação diária, entre industrializados e naturais.
Para você ficar por dentro dos principais, se liga nesta listinha: chocolate, beterraba, açaí, molhos de tomate, ketchup, madeira, de soja, suco de uva, morango, amora, verduras escuras, como a rúcula e a couve, refrigerantes , vinho, balas, chicletes, gelatinas e demais alimentos que possuem corantes artificiais, e claro que não podemos esquecer o clássico, o café, e pra quem é do Sul, o chimarrão, feito com erva mate.

 

O que fazer para evitar a pigmentação

Não precisa cortar nenhum item dessa lista do seu dia a dia, mas é essencial que sempre que fazer a ingestão deles, faça higiene bucal completa para evitar que os corantes causem manchas, afinal, o que faz a pigmentação ficar pior, é não escovar os dentes após aquele cafezinho ao longo do dia.

Nos casos em que realmente não é possível escovar os dentes logo após a ingestão do alimento, procure fazer um bochecho com água apenas, assim o excesso do pigmento vai embora. Mascar um chicletes sem açucares também pode ajudar.

O importante é perceber como um sorriso branco pode influenciar na sua vida, numa entrevista, conversa com pessoas novas e até nas fotos para as redes sociais!
Saiba que as manchas não são impossíveis de se livrar. Faça limpeza periódica e invista em um clareamento com o seu dentista na ORTOPLAN e sinta a diferença de ter os dentes iguais aos de revistas.