Notícias mais recentes

ESPECIALISTA RESPONDE : PROFILAXIA DENTÁRIA 12/06/2019 09:51

PROFILAXIA DENTÁRIA 

A palavra pode parecer estranha para alguns, mas, de certa forma, você realiza essa ação todos os dias. O termo indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional. 

COMO É FEITA A PROFILAXIA DENTÁRIA?

Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação . Vale ressaltar que ela deve ser realizada pelo dentista com o motor de baixa rotação.
Assim, após essa escovação supervisionada, o odontologista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente. O grande beneficio dessa limpeza é remoção do biofilmedentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que torne-se como um hábito.

ALGUM PREJUÍZO PODE OCORRER CASO ELA NÃO SEJA FEITA?

Para os pacientes que seguem e possuem em sua rotina uma higiene bucal correta, o dentista esclarece que não há nenhum prejuízo para a saúde bucal se a profilaxia no consultório não for feita. “A profilaxia pode ser realizada pelo paciente, apenas com o hábito e o correto uso da escova e fio dental”, destaca ele. No entanto, vale ressaltar que a raspagem do tártaro deve ser realizada exclusivamente pelo dentista para que nenhum prejuízo com a saúde da boca aconteça.

 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : CLAREAMENTO DENTÁRIO 14/05/2019 10:28

O que é o clareamento dental?

O Clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência.

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada. 

 A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

 Por que realizar esse tratamento? 

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento. 

Ver mais

ESPECIALISTA RESPONDE : IMPLANTES DENTÁRIOS 30/04/2019 13:43

Qualquer pessoa pode realizar um implante dentário?
Não, pessoas que fumam em excesso ou há muito tempo, tem diabetes e não segue as orientações médicas, está em tratamento de câncer, tem hepatite ou osteoporose, não podem realizar o procedimento do implante dentário devido a riscos que podem conter.
 
Vou sentir dor no processo cirúrgico?
Dependerá da sua sensibilidade. Porém, na maioria dos casos esta fase do implante é realizada com anestesia e o paciente ficará indisposto apenas no dia da cirurgia, estando apto a voltar às sua atividades normais no dia seguinte.
 
Após a finalização do meu tratamento, o que faço?
Recomenda-se que o paciente agende um retorno preventivo a cada 06 meses após a finalização do tratamento para manutenção da prótese.
Ver mais

Ortodontia - Dr Igindo Ferraz 07/03/2019 14:50

Ortodontia é uma especialidade da Odontológica, que trabalha a posição dos dentes e também o crescimento dos ossos maxilares, para que fiquem posicionados de forma adequada. Dentes tortos são difíceis de serem corretamente escovados. Podendo ser perdidos precocemente, devido a desgastes, cáries e as doenças da gengiva. Esses problemas também prejudicam os músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, dores na ATM, que envolvem a  articulação mandibular, músculos do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos também prejudicam a aparência e a autoestima da pessoa, tornando-a insegura com vergonha de sorrir e muitos outros aspectos importantes para uma vida social plena.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes que irão durar muito mais tempo, dependendo da pessoa e dos cuidados a vida toda.

O especialista nessa área é chamado de Ortodontista. Os Ortodontistas precisam fazer um curso de especialização que dura em média 3 anos, além dos anos 5 anos do curso regular da Faculdade de Odontologia.

Como saber se preciso de aparelho nos dentes?
Seu dentista ou Ortodontista pode determinar se você precisa de um tratamento ortodôntico. Com base em sua experiência clinica e diagnóstico, que incluem um estudo chamado documentação ortodôntica: com moldes de gesso de seus dentes, fotografias, radiografias especiais e análises cefalometricas dessas. O ortodontista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Para mais informações entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas.

Fone 3521-9090 ou Whatsapp 99912-0123. Estamos localizados na rua Tarobá, nº 905 - Centro. 

Ver mais

Expansão Maxilar - Dra Luciane Martello 28/02/2019 17:58

A expansão maxilar é indicada em várias situações: 
Uma delas e a mordida cruzada posterior,onde os dentes de traz superiores estao cruzados com os inferiores,mordem por dentro.

Há indicacão quando falta espaco na arcada dentária, a expansão maxilar deixa o arco mais largo e consequentemente o espaço e o posicionamento dos dentes aumentam. Pode ser cirurgica ou ortopédica. Dependendo da idade e maturacao ossea do paciente.

 Para mais informações entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas.

Fone 3521-9090 ou Whatsapp 99912-0123. Estamos localizados na rua Tarobá, nº 905 - Centro. 

Ver mais

Implantes Dentários - Dr Luiz Henrique Binder 27/02/2019 09:44

Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória. Eles são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.

Os implantes dentários reabilitam naturalmente funções mastigatória e estética.

Um grande benefício do uso de prótese sobre implantes é a não movimentação da posição na boca durante a alimentação ou fala. Esta segurança proporciona um resultado mais natura e confortável do que pontes ou dentaduras convencionais, proporcionando assim um novo bem estar em sua vida.

Quais são as opções de tratamento?

Há vários tipos de tratamento para restauração ou substituição dentária, a escolha varia de acordo com o caso clínico. É possível ter como indicação apenas um ou todos os tratamentos disponíveis. 

Para definir e planejar seu tratamento agende uma avaliação com nossos especialista. 

Estamos localizados na rua Tarobá, nº 905 - Centro  Fone: 3521-9090 ou 99912-0123.

Ver mais

Odontopediatria - Dra Hanadi Marmar 19/02/2019 12:46

A Odontopediatria é a area da odontologia que cuida da saúde bucal das gestantes, bebes e  crianças.

Tem como objetivo cuidar e preservar os dentes de leite, que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face, mastigação, fala e preservação do espaço para os dentes permanentes. 

A primeira consulta do bebe deve acontecer a partir dos 6 meses, quando o primeiro dente de leito começa a nascer. E a primeira consulta deve acontecer antes do primeiro ano de vida do bebê. 

Nesta primeira consulta a mamãe recebe todas as orientações sobre higiene bucal, alimentação, aplicação de fluor e amamentação. 

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção do dentista assim como muita conversa para que criança se sinta confiante.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

E você? Já levou seu pequeno ao dentista? 

Estamos localizados na rua Tarobá, nº 905 - Centro  Fone: 3521-9090 ou 99912-0123.

Ver mais

Diastema: você sabe o que é? - Dra... 09/02/2019 10:49

Você já ouviu falar em diastema? Trata-se de um espaço acima do normal entre dois ou mais dentes. Na maioria das vezes é mais questão  estética e as pessoas optam por realizar um procedimento para corrigir este espaço. 

No então, não é somente a aparência que deve preocupar os pacientes, o diastema facilita a retenção de  alimentos e resíduos, podendo desencadear outros problemas, como inflamação na gengiva, cáries, ou mal halito. 

O diastema ainda pode causar problemas na fala ou até DTM (Disfunção temporo-mandibular). Se o espaço estiver localizado nos dentes do fundo a mastigação pode ser comprometida e causar dores de cabeça, pescoço e mandibula.

É preciso avaliar para escolher a melhor forma de tratamento: corte da anomalia no freio labial (geralmente em crianças) uso de aparelhos ortodônticos, uso de próteses ou restaurações diretas, que são uma forma simples e rápida e mais acessível de corrigir este problema. 

Conhece alguém que sofre com este problema? Solicite sua avaliação na Ortoplan Foz Centro.

Estamos localizados na rua Tarobá, nº 905 - Centro  Fone: 3521-9090 ou 99912-0123.

Ver mais

Tratamento de canal - Endodontia! - Dra Daniele... 07/02/2019 17:54

O tratamento de canal se faz necessário quando o avanço de uma cárie compromete a polpa dentária, causando inflamação e infecção.

Quando a cárie está no estágio inicial, ela é assitomática, o que leva o paciente a chegar no quadro avançado, quando não é não realizar a consulta odontológica periódica. 

Ou seja indo ao dentista regularmente, você previne as doenças da saúde bucal.

Quando a cárie está em estavo avançado ele pode trazer sintomas como: Fortes dores espontâneas, pulsátil, que não cessa com analgésicos, levando a quadros mais avançados, que podem ser abcessos, devido a proliferação de bactérias. Sendo assim, na maioria das vezes necessário o tratamento de canal (tratamento endodôntico)

O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento. 

E você? Há quanto tempo não faz uma avaliação odontológica? Sente dor nos dentes com frequencia? Solicite sua avaliação na Ortoplan Foz Centro.

Estamos localizados na rua Tarobá, nº 905 - Centro  Fone: 3521-9090 ou 99912-0123.

Ver mais

Implante Dental Ortoplan - Foz Centro 30/01/2019 09:55

Um implante dentário é uma estrutura feita de titânio (como uma raiz do dente) que é posicionada cirurgicamente no osso maxilar abaixo da margem gengival que permite ao dentista montar dentes substitutos ou pontes para essa área. Um implante não se solta como uma dentadura. Os implantes dentários também beneficiam a saúde bucal em geral, porque eles não têm que ser apoiados em outros dentes, como as pontes.

Se você estiver considerando implantes, deve ter gengivas saudáveis e os ossos adequados para sustentar o implante. Se o seu osso for muito fino ou suave e inadequado para suportar um implante, você pode precisar um enxerto ósseo. Ou, se não houver altura óssea suficiente na mandíbula superior ou se os seios estiverem muito próximos da mandíbula, você pode solicitar um levantamento de seios.

O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

  • Implantes ósseo integrado: — são implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:
  • Prótese Protocolo: — Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único incoveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os detes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.
  • Prótese Overdenture: — Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

Fonte: www.colgate.com.br

 

            Antes ter um implante dentário era algo impossível, Hoje com a Ortoplan Foz Centro, com DETERMINAÇÃO e o PLANEJAMENTO FINANCEIRO  você também pode ter o seu tão sonhado implante. Agende a sua avaliação.

Estaremos aguardando todos vocês para oferecer o melhor atendimento e realizar o seu sonho de sorrir sem medo! 

A clínica esta localizada na Rua Tarobá, nº 905 . Nosso telefone é o 3521-9090 ou whatsapp 99912-0123

Ver mais