Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O diabetes

Milhões de pessoas sofrem de diabetes. Com uma higienização bucal adequada e um controle do nível de glicose, muitos pacientes diabéticos conseguem manter a boca sadia. As pessoas com diabetes, em especial aquelas cujos níveis de glicose (açúcar) não são devidamente controlados, são muito propensas a desenvolver doenças nas gengivas e perder os dentes. Como toda infecção, a gengivite pode provocar aumento no nível de açúcar e tornar o diabetes uma doença mais difícil de controlar. Outros problemas bucais relacionados com o diabetes são: infecções causadas por fungos que crescem na boca e ressecamento bucal, que pode causar úlceras, infecções e cáries. Você precisa de dentes fortes para mastigar. Por isso é muito importante fazer o possível para mantê-los durante toda a vida.

Dicas de qualidade de vida

• Jogar cartas e fazer palavras cruzadas ou sodoku mantém o cérebro ativo.
  • Permanecer ao ar livre o máximo possível. A vitamina D, muito importante para os ossos, dentes e felicidade é proporcionada pelo sol (use protetor solar).
  • Caminhar e manter-se fisicamente ativo é bom para o coração e para as pernas.
  • Cantar - o exercício respiratório que fazemos quando cantamos é saudável e combate o stress.
  • Tomar de 6 a 8 copos de líquido, diariamente. Preferivelmente água ou suco de frutas naturais coados.
  • Comer frutas e vegetais diariamente proporcionará melhor saúde e vitalidade que melhorará a qualidade de vida.
  • A casa tem que ser segura e livre de riscos (degraus, objetos soltos, etc) Estas pequenas mas importantes atenções evitam machucados, escorregões, quedas e fraturas.
  • Alimentação adequeda nesta fase

• Frutas, verduras, legumes frescos.
  • Pães, cereais, grãos, arroz, massa e feijões.
  • Leite e derivados.
  • Carnes brancas.
  • Evite enlatados, embutidos, frituras e grelhados.
  • Prefira os alimentos cozidos ou assados e com pouco sal.
  • Distribua as refeições em pequenas porções mais vezes ao dia.
  • Frutas, sucos, chás, torradas e biscoitos, gelatinas e iogurtes, e sopas leves são excelentes nutrientes.
  • Alimentos adequados melhor idade

1.CASTANHA DO PARÁ E CEREAIS INTEGRAIS (arroz integral, aveia, trigo etc) SÃO BEM VINDOS. Eles contém zinco, importante para aumentar a sensibilidade do paladar e estimular o apetite.

2 - EVITE ALIMENTOS REFINADOS. Feitos com farinha branca como pão francês, bolachas refinadas, arroz branco, etc. para melhorar a digestão e prevenir a flatulência;

3 - QUANTO MAIS LONGE DO AÇÚCAR, MELHOR. Tanto ele quanto os produtos refinados aumentam o risco de diabetes;

4 - VARIAR É SAUDÁVEL. Abuse das frutas, verduras e legumes de cores e tipos diferentes. Junto com essa variedade, vêm um monte de nutrientes diferentes, importantes para evitar deficiências nutricionais, comuns entre idosos. Grãos integrais também ajudam bastante;

5 - PORÇÕES MENORES, MAIS VEZES POR DIA. > Diminua a quantidade das refeições mas coma mais vezes ao dia. Isso ajuda a dar a sensação de fome e aumenta o apetite;

6 - COMIDINHA LEVE E NUTRITIVA NO JANTAR. Faça uma refeição mais leve à noite (com vegetais e grãos integrais, como uma sopa ou um risoto de quinua, por exemplo). Isso ajudará a facilitar a digestão;

7 - MENOS SAL, MAIS ERVAS NATURAIS. Reduza o sal de cozinha e os produtos artificiais que contém sódio (como molhos e caldos artificiais, adoçantes à base de ciclamato de sódio ou de sacarina sódica etc). Para temperar, prefira as ervas naturais ou o gersal;

8 - UMA ATENÇÃO ESPECIAL À SAÚDE DOS OSSOS. Para isso, invista nas fontes naturais de cálcio (gergelim, brócolis, folhas verde-escuras, linhaça) e de magnésio (grãos de bico, banana, gergelim, castanha do pará). Não deixe de tomar sol, todos os dias também (pelo menos 15 minutos por dia, até 10h da manhã ou após 16h); ele ajuda o corpo a produzir vitamina D, que facilita o aproveitamento do cálcio dos alimentos;

9 - EVITE OS "LADRÕES DE CÁLCIO". Como as bebidas alcoólicas e café, chá preto e refrigerantes;

10 - CUIDE DO CORAÇÃO. Pra isso, as gorduras "do bem" presentes na linhaça, no azeite extravirgem, nas castanhas e amêndoas são imbatíveis. Eles ajudam a prevenir a aterosclerose e outras doenças cardiovasculares. As fibras do farelo de aveia, também ajudam muito, principalmente na hora de manter os bons níveis de colesterol;

11 - A FAVOR DO INTESTINO. Prefira as fibras dos cereais integrais, fibra de trigo, farelo de aveia, dos brotos de feijão e alfafa, do bagaço de laranja... eles previnem a "prisão de ventre" e o câncer de intestino;

12 - MUITA, MUITA ÁGUA! Ela ajuda a desintoxicar, hidrata, facilita o trabalho do intestino e dos rins, entre muitas outras vantagens;

13 - MASTIGUE CO CALMA Várias vezes. Isso facilita a digestão;

14 - MEXA-SE. Atividade física faz bem pro corpo e pra mente. Faça com orientação profissional;

15 - PROCURE MANTER O BOM-HUMOR E OS MOMENTOS DE ALEGRIA E LAZER. Isso dá um bem-estar enorme, e a saúde vem de brinde!

Saúde bucal na melhor idade

Assim como o corpo todo, as estruturas bucais sofrem com o envelhecimento. Várias são as mudanças que ocorrem durante o ciclo da dentição, tais como:
    • Alteração da posição dos dentes;
    • As alterações de cor com a idade, tornando os dentes mais escuros, com tonalidades de amarelo, castanho e cinza;
    • Desgastes nos dentes ocasionados pela mastigação e/ou ranger de dentes;
    • Calcificação dos canais da dentina;
    • Perda óssea.

As principais doenças bucais nesta fase da vida são:
    • Ausência ou perda de dentes;
    • Cáries gengival;
    • Doença periodontal (gengiva);
    • Até mesmo quem escova e usa fio dental regularmente pode ter alguns problemas específicos. Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde geral. As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns nesta fase. Por isso, é importante escovar com um creme dental que contenha flúor, usar fio dental todos os dias e não deixar de ir ao dentista;

A sensibilidade pode se agravar com a idade. Com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio e a alimentos e líquidos doces ou amargos. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, tente usar um creme dental apropriado. Se o problema persistir, consulte o dentista já que esta sensibilidade pode indicar a existência de um problema mais sério, como, por exemplo, cárie ou dente fraturado.

As pessoas mais velhas se queixam de boca seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes. Seu dentista pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca.

Enfermidades preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca. Converse com seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde existente para que ele possa ter uma visão completa da situação e para que possa ajudar você de forma mais específica.

As dentaduras tornam mais fácil a vida de muitas pessoas da terceira idade, mas exigem cuidados especiais. Siga rigorosamente as instruções do seu dentista e, caso ocorra qualquer problema, marque uma consulta.

Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano.

A gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades e que pode se tornar muito sério, especialmente em pessoas de mais de 40 anos. Vários fatores podem agravar a gengivite, inclusive:
    • Má alimentação.
    • Higiene bucal inadequada.
    • Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.
    • Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.
    • Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.
    • Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível. As consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce. É importante saber que a boa higiene bucalevita o aparecimento de enfermidades gengivais.

As coroas e pontes são usadas para reforçar dentes danificados ou
    substituir dentes extraídos. Uma coroa é usada para recobrir um dente que sofreu perda de substância. Ela fortalece a estrutura do dente e melhora a sua aparência, sua forma ou seu alinhamento. As pontes ou próteses fixas são usadas para substituir um ou mais dentes faltantes e são fixadas nos dentes naturais ou nos implantes situados ao lado do espaço deixado pelo dente extraído.

Para manter uma boa saúde bucal na terceira idade:

Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira. Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, se usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames
    completos e limpeza.

Direitos e deveres do idoso